Bosch. Head-Up Display do Grupo BMW é Made in Braga


Data: 23 Janeiro, 2015

Nova tecnologia de display para veículos do Grupo BMW disponibiliza a informação de condução diretamente no campo de visão do condutor.

A Bosch desenvolveu um novo Head-up Display (HUD) de elevada qualidade e precisão de visualização que o Grupo BMW escolheu para instalar numa grande variedade de veículos. Estes HUD são cada vez mais utilizados em veículos compactos e foi inicialmente aplicado no novo MINI (estará também no Série 1 em breve). Especializada em tecnologias multimédia para automóveis, a subsidiária da Bosch em Braga foi a escolhida para produzir os novos Head-up Display.

Os HUD podem ser totalmente integrados no painel de instrumentos, mostrando informações importantes através de uma imagem projetada para que o condutor não tenha de desviar a atenção da estrada. Pormenores como a velocidade de condução, recomendações de navegação e avisos aparecem como se estivessem suspensos no ar em frente ao veículo. Isto alivia a visão do condutor, uma vez que tem de reorientar a sua vista com menos frequência. “O condutor não precisa de estar constantemente a olhar para o painel de instrumentos e a olhar para o acontece na estrada”, explica Manfred Baden, Presidente da divisão de Multimédia Automóvel da Bosch.

O novo sistema pertence à chamada categoria de combiner Head-up Display. A imagem que criam é combinada com o cenário fora do veículo, de tal forma que faz com que pareça uma fusão de ambas a uma distância de cerca de dois metros em frente ao veículo. O sistema não projeta a imagem no para-brisa mas numa pequena tela especial de plástico colocada antes dele. O novo sistema é completamente auto suficiente e pode ser instalado em vários tipos de veículos sem grandes modificações técnicas. As informações exibidas são invisíveis para o passageiro da frente.

ALTA PRECISÃO EM PLÁSTICO

Uma das características deste novo sistema é que as informações exibidas mantêm-se com qualidade e sem distorções, mesmo quando a cabeça do condutor se mexe. Tal é conseguido através de uma sofisticada integração ótica de todos os elementos do sistema. Um dos destaques técnicos é a tela plástica, que tem uma superfície.

O novo HUD, produzido em Braga, faz parte de um módulo independente que pode ser totalmente integrado no painel de instrumentos. A tela de plástico é impulsionada por um motor elétrico de velocidade variável para a fazer sair, se necessário, para fora da caixa. Quando o sistema é desligado, o ecrã recolhe totalmente à caixa.

TORNAR A CONDUÇÃO MAIS SEGURA E CÓMODA

O novo sistema compreende uma unidade de imagem e uma unidade de exibição. A unidade de imagem está equipada com uma tela de cristal líquido colorida (LCD) com uma resolução de 480×240 pixels. Semelhante a um slide de fotografia, é iluminada por um único díodo emissor de luz com alta intensidade. Os sinais de luzes passam através de espelhos para a unidade de exibição, cuja componente principal é a tela. Isso projeta a imagem na chamada “caixa de olho”, a região onde os olhos do condutor estão situados.

Partilhar