Bosch. Condução autónoma vai ajudar ao crescimento


Data: 21 Julho, 2015

A Bosch prevê que em 2016 os sistemas de assistência ao condutor gerem mil milhões de euros em vendas. Em 2014 a empresa entregou, pela primeira vez, mais de 50 milhões de sensores de envolvência.

Para a Bosch, a condução automatizada é muito mais que um sonho longínquo. O fornecedor de tecnologia e serviços já está a atingir o sucesso a nível tecnológico e de vendas nesta área: “Chegaremos à condução automatizada apoiando-nos no desenvolvimento exponencial do mercado de sistemas de assistência ao condutor,” afirma Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. As vendas da Bosch neste campo estão a aumentar em um terço por ano. Hoheisel acrescenta: “em 2016, as nossas vendas de sistemas de assistência ao condutor vão ultrapassar os mil milhões de euros.” Como fornecedor de sistemas e um dos maiores fornecedores na área automóvel, a Bosch beneficia em especial de um portfólio de produtos muito completo.

A Bosch é especialista em todas as tecnologias necessárias para a condução automatizada, incluindo muito mais do que apenas a cadeia cinemática, travões e direção, mas também sensores, sistemas de navegação e soluções de conectividade interiores e exteriores do automóvel. Tal como afirma Hoheisel: “A Bosch desenvolve tudo, desde componentes individuais até sistemas completos.” Os sensores Bosch são muito procurados e, no ano passado, a empresa atingiu um novo recorde ao vender mais de 50 milhões de sensores de envolvência para sistemas de assistência ao condutor. Também as vendas de radares e sensores vídeo duplicaram em 2014 e voltarão a duplicar em 2015. Quando se fala de sensores radar utilizados em vários sistemas como o Cruise Control, a Bosch lidera o mercado a nível mundial e deverá vender o sensor nº 10 milhões (77GHz) em 2016.

2.000 engenheiros dedicados aos sistemas de assistência ao condutor

O número de colaboradores da Bosch neste campo é resultado do crescente sucesso da empresa. Atualmente, cerca de 2.000 engenheiros estão dedicados ao desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor, mais 700 do que há dois anos. Estes sistemas servem de base à condução automatizada ao aju-dar, por exemplo, os condutores em questões relacionadas com a permanência ou mudança de faixa e a travar quando o sensor deteta um obstáculo. Mas o desenvolvimento não fica por aqui, uma vez que um fabricante de automóveis na Europa está a vender veículos que para além de terem sistemas de assistência para ações mais evasivas em trânsito, também trazem de fábrica os sistemas de assistência em tráfego da Bosch. “À medida que avançamos em direção à condução automatizada, vamos colocar no mercado uma série de novos sistemas de assistência”, afirma Hoheisel. O conhecimento e experiência que a Bosch tirar a partir destes sistemas vão contribuir diretamente para o desenvolvimento da condução automatizada.

Em 2020, os carros deverão conduzir-se sozinhos nas autoestradas – tal como os protótipos da Bosch têm feito na A81 na Alemanha, e na 280 dos EUA desde o início de 2013. No entanto, se tal acontecer, o panorama legal terá de acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos. Atualmente existem constrangimentos legais na Convenção de Viena de 1968, que indicam que os condutores têm de manter o controlo do veículo em todos os momentos, ou seja, a condução totalmente automatizada não é legal, embora existam sinais de mudança nos regulamentos que se aplicam à Alemanha e a outros países. Uma das possibilidades é a criação de uma condução automatizada desde que o condutor possa sobrepor a sua ação à do veículo em qualquer momento. Vários debates estão a ser desenvolvidos no sentido de mudar os regulamentos para permitir exceções, mas a validação levanta um outro obstáculo: utilizando métodos atuais, um sistema de piloto automático tem de completar vários milhões de quilómetros em testes antes de ser autorizada a produção. A Bosch está a trabalhar em novas formas de ultrapassar estes obstáculos.

A condução automatizada melhora a segurança, eficiência e conforto

Para a Bosch, a condução automatizada significa tornar a condução mais segura. Sabendo que todos os anos cerca de 1,3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido a acidentes na estrada e que 90% dos casos os acidentes são atribuídos a erros humanos, “em situações de trânsito mais críticas, o apoio certo pode salvar vidas,” disse Hoheisel. Investigações da Bosch relacionadas com acidentes preveem que o aumento da automatização pode reduzir as taxas de acidentes em mais de um terço só na Alemanha. A condução automatizada não só permite que as estradas se tornem mais seguras, mas também mais eficientes. De acordo com estudos dos EUA, aplicar estratégias de condução preditivas nas autoestradas pode resultar em poupanças de 39% ao nível combustível.

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