Bosch. Anton van Zanten recebe European Inventor Award


Data: 9 Junho, 2016

Anton van Zanten, “pai” do ESP e antigo colaborador da Bosch, foi homenageado pelo trabalho desenvolvido ao longo da carreira com o European Inventor Award.

Anton van Zanten foi homenageado, em Lisboa, com o European Inventor Award 2016 pela invenção do ESP, programa eletrónico de estabilidade da Bosch. O prémio, da responsabilidade do European Patent Office (EPO), foi entregue na categoria “Consagração da Vida”. Holandês, van Zanten desenvolveu o sistema antiderrapagem enquanto gestor de um grupo de investigação na Bosch, numa carreira que durou mais de 25 anos. O sistema foi apresentado pela primeira vez em 1995 como equipamento de série do Mercedes-Benz S600.

“Anton van Zanten e os seus colegas engenheiros são os anjos da guarda de muitos condutores”, disse Volkmar Denner, CEO da Bosch, louvando não apenas o premiado, mas toda a equipa por trás da invenção. O sistema ESP salvou mais de 8500 vidas só na Europa e evitou mais de 250 mil acidentes de trânsito, o que faz deste sistema o mais importante sistema de segurança de veículos depois do cinto de segurança.

Recorde-se que o sistema inventado por vaz Zanten e restante equipa é a base para o desenvolvimento dos sistemas de apoio ao condutor e à condução autónoma. Durante a sua carreira, van Zanten foi responsável por mais de 180 famílias de patentes, como a mitigação do refinamento eletrónico e a moderação da oscilação do reboque.

Anton van Zanten passou à reforma em 2003 e, atualmente, continua a dar aulas sobre sistemas automóveis em universidades e é consultor de diversos fabricantes de automóveis.

O European Inventor Award foi instituído em 2006 e é a forma de a EPO reconhecer investigadores, cientistas, técnicos e inventores cujas invenções tenham sido patenteadas pela EPO e que tenham dado um contributo significativo em termos científicos, técnicos e sociais. O júri decide o vencedor em cinco categorias: “Indústria”, “Pequenas e Médias Empresas – PME’s”, “Investigação”, “Países Não-Europeus” e “Consagração de Vida”. Os vencedores do European Inventor Award recebem um troféu em forma de vela como símbolo da descoberta e da engenhosidade humana.

Partilhar