Grupo Bergé. Empresa interessada na aquisição da Mitsubishi Portugal


Data: 30 Dezembro, 2014

A compra por parte do grupo espanhol foi já confirmada, que desta forma passa a deter a representação de quatro marcas para o território nacional.

O Grupo Bergé Automocion anunciou que passou a deter o controlo exclusivo da Mitsubishi Motors of Portugal após a aquisição de uma participação maioritária na empresa, o que significa que passa a ser a responsável pela representação do emblema nipónico em solo nacional. Além da empresa acima referida, o negócio engloba ainda o controlo da subsidiária Univex – Comércio de Automóveis, com a confirmação desta aquisição a surgir também no comunicado que se encontra publicado na página da Autoridade Nacional da Concorrência. Após esta aquisição a Bergé passa a deter a representação para Portugal de quatro emblemas, com a Mitsubishi a juntar-se à Jeep, Kia e Isuzu.

O grupo espanhol Bergé é o maior distribuidor privado no setor automóvel para a Península Ibérica e América Latina, representando nos diversos territórios em que se encontra um total de 25 marcas. Em Espanha a Bergé era já no início deste ano a representante da Kia, Isuzu, Jeep e SsangYong, e tinha igualmente a distribuição da Bugatti a seu cargo. Nos primeiros meses de 2014 a Bergé tornou-se também a representante da Mitsubishi em Espanha, após ter realizado a aquisição do distribuidor neste país através de um negócio similar ao que foi agora anunciado para o território nacional.

 

—- [actualizado a 7 de Janeiro de 2015] —-

A Mitsubishi Motors Europe e o Grupo Bergé ainda não finalizaram as negociações com vista a tomada do controlo da estrutura portuguesa da marca nipónica por parte daquele grupo de retalho que entre nós já assegura a distribuição da Kia, da Isuzu e da  Jeep

Contrariando algumas notícias recentes, a Mitsubishi Motors de Portugal SA (MMP), representante em Portugal das marcas Mitsubishi Motors e Mitsubishi Fuso esclarece que “mantém como acionistas a Mitsubishi Motors Europe e a Mitsubishi Corporation Automobile Europe”. Mais acrescenta que “o Grupo Bergé não detém neste momento qualquer participação na MMP”.

A reação da Mitsubishi Motors de Portugal surge depois da notícia publicada na TURBO OFICINA dando conta de que o processo de tomada de controlo por parte do Grupo Bergé estaria concluído, o que não corresponde à realidade. Pelo lapso apresentamos as nossas desculpas. O anúncio do possível negócio foi publicado pela Autoridade da Concorrência. De acordo com esta nota, a Bergé pretende obter o controlo exclusivo da Mitsubishi Motors de Portugal, através da compra de uma participação maioritária no capital da empresa e da Univex – Comércio de Automóveis.

Nos primeiros meses de 2014 a Bergé tornou-se representante da Mitsubishi em Espanha, após ter realizado a aquisição do distribuidor neste país através de um negócio similar ao que pretende concluir em território português.

Vamos continuar a acompanhar as negociações.

 

Partilhar