BASF. Revela novas tendências para as cores


Data: 1 Setembro, 2014

Foram publicadas as tendências que se prevêem para as cores de automóveis em 2014/2015, peloss designers da divisão de Produtos de Pintura da BASF.

Com a sua colecção «Under the Radar», o radar de tendências está a captar novas gamas de cores. O desenvolvimento dos efeitos especiais está a dar lugar a novas acentuações e a trazer à luz gamas de cores inusitadas. Os designers da BASF prevêem que tal irá tornar as cores dos automóveis mais complexas e individuais. Esta capacidade de se destacar da multidão vai ao encontro das aspirações dos consumidores, visto que a questão da individualização está a assumir um papel de importância crescente, especialmente no momento da aquisição de um automóvel.

Efeitos especiais asseguram dinamismo e complexidade

Os designers observaram que as atenções da sociedade estão a mudar do luxo para uma maior percepção de qualidade e valores. No que toca às cores dos automóveis, isto significa que o que importa não é atrair as atenções, mas antes causar um efeito “uau” num segundo olhar. Os inovadores efeitos especiais criam estas acentuações. Por exemplo, a nova colecção contém a recém-desenvolvida tinta com efeito especial XSpark®. O XSpark contém partículas de vidro muito finas que reflectem a luz, criando assim um brilho distinto particularmente eficaz, apenas debaixo de luz. «O XSpark oferece novas oportunidades de interpretação de novos valores, bem como uma nova percepção de qualidade no que toca às cores de automóveis», diz Florina Trost, designer de cores da BASF.

Graças a um efeito especial direccionado, as cores clássicas como o azul e o prateado apresentam um comportamento cromático totalmente individual, contribuindo para um reforço visual da geometria da carroçaria do automóvel e dando vida às suas amplas superfícies com um brilho reluzente (XSpark).

Mark Gutjahr, director de Design da BASF Europa, explica o significado das pinturas com efeitos especiais: «Durante muitos anos, as diferenças consistiam basicamente em efeitos sólidos, pérola e metalizados. Agora, começam a surgir algumas mudanças nesta área. A interacção pretendida entre as cores e os efeitos especiais está a tornar as cores dos automóveis mais complexas e multifacetadas e esta evolução deverá manter-se durante alguns anos, já que ainda não se esgotou o potencial da paleta de efeitos especiais.»

Cores fortes revelam individualidade

O extraordinário posicionamento das cores na nova colecção também está a conduzir as tendências no sentido de uma maior individualidade. «As cores ousadas, como o vermelho, dão corpo à nossa imagem de mobilidade individual», diz Gutjahr. Já se observa nas estradas um número crescente de veículos vermelhos. No entender dos designers, à medida que o vermelho for evoluindo ao longo dos próximos anos, também se irá observar uma mudança para cores púrpura escuras e fortes. O potencial do verde vai continuar a marcar presença num vasto leque de variantes, incluindo desde o turquesa intenso até ao resplandecente verde-musgo.

«Por conseguinte, a tendência no sentido da individualidade progrediu ainda mais. Não se trata de as pessoas se delimitarem e diferenciarem, mas antes de uma crescente necessidade de comunicar uma determinada atitude, o que vem abrir novos espaços de cores e dar um maior peso à questão da cor», diz Astrid Van der Auwera, da equipa de design global da BASF, ao resumir a tendência.

Desenvolvimento das cores dos automóveis

Factores de impacto – Sociedade e tecnologia O mercado automóvel responde às tendências e tem um impacto diferente da acelerada indústria da moda. É claro que as tendências de cores deste sector também influenciam a indústria automóvel, mas um «amarelo em voga» não se aplica automaticamente às carroçarias dos automóveis. Alguns dos factores centrais das tendências de cores são os desenvolvimentos sociais complexos como, por exemplo, a economia de partilha, a ecologia ou o trabalho digital em rede.

Ciclos das cores – Da ideia à pintura Quando uma cor de automóvel começa a ser vista nas estradas, já passaram três a cinco anos desde que a ideia de a produzir nasceu no OEM. Sendo um produto complexo, a pintura automóvel passa por numerosas fases de tomada de decisão, adaptação técnica e teste.

Presença global – preferências regionais Os designers da BASF da América do Norte, Ásia e Europa trabalham em estreita colaboração uns com os outros e com os fabricantes de automóveis para encontrarem a cor certa, tendo em vista a identificação das semelhanças e diferenças regionais. Nos próximos anos, o reconhecimento da marca, o desenvolvimento do mercado e o comportamento dos consumidores também vão continuar a variar de umas regiões para as outras, o que significa que continuarão a existir diferenças ao nível das preferências de cor.

 

Partilhar