Axalta. Divulga tendências de cor automóvel


Data: 25 Novembro, 2014

A Axalta Coating Systems, um dos principais fornecedores globais de tintas, divulgou o seu Relatório de Popularidade de  Cor Automóvel de 2014.

O relatório, que tem acompanhado anualmente as preferências regionais de cor no sector automóvel desde 1953, é o mais abrangente da indústria. O relatório deste ano fornece uma introdução ao Color Matrix, a previsão da Axalta sobre cor automóvel para o seu uso na produção futura de veículos.

“Os dados constantes no nosso Relatório de Popularidade de Cor não nos permite apenas verificar as cores preferidas dos consumidores mas, e mais importante, permite prever futuras tendências. Todos os anos, os designers que trabalham nos nossos clientes OEM, dependem da nossa previsão avançada para tomar decisões críticas no que se refere a escolhas de cor para a sua linha de veículos, com uma antecedência de dois a quatro anos,” afirmou David Fischer, Vice Presidente de Marketing para o negócio OEM de veículos ligeiros da Axalta.

A previsão deste ano, que analisa as tendências para os próximos anos, inclui uma ampla variedade de tipos de cor que influenciará o mercado automóvel global. As próximas tendências revelam quatro grupos de cor: tons claros, cores brilhantes, versões suaves e tons escuros. A matriz de cores é apresentada numa variedade de cores metálizadas finas ou grossas, sólidas, tricamada e perladas. As tecnologias avançadas de cor das equipas globais de pesquisa e desenvolvimento da Axalta adicionam uma maior amplitude de combinações de estilos de cor.

“Os nossos especialistas globais de cor elaboram a próxima geração de cores para os acabamentos, uma vez que aspiramos, contínuamente, poder atender as necessidades de um mercado em constante mudança,” disse Nancy Lockhart, Color Marketing Manager da Axalta. “Na Axalta, estamos comprometidos numa relação de parceria com os nossos clientes a fim de fornecer os melhores produtos, combinando a nossa perspectiva sobre tendências futuras com o conhecimento dos fabricantes sobre os seus clientes e os mercados. O resultado que, de forma continuada, procuramos obter é uma paleta de cores em constante evolução para os designers automotivos.”

Destaques do Relatório de Popularidade de Cor de 2014

Os dados sobre cor a nível global indicam que o branco, com 29 pontos percentuais, continua a ser, pelo quarto ano consecutivo, a cor mais popular em veículos, enquanto que as cores vermelho, azul e amarelo estão a dar sinais de retoma com um aumento de um por cento cada um. O preto, com 19 pontos percentuais, continua forte no mercado em geral, mas desceu um por cento desde o ano passado.

Europa

  • A Europa dispõe do maior número de veículos azuis em circulação, com maior interesse nos tons médios e claros
  • A maior incidência do azul verifica-se nas categorias de veículos compactos/desportivos e em monovolumes intermédios (MPV)
  • O prateado continua a decrescer este ano
  • A mega tendência do branco diminuiu em dois pontos percentuais
  • O verde não está a captar a atenção dos compradores de veículos e permanece com apenas um por cento de popularidade

América do Norte

  • O branco encontra-se no topo dos gráficos com 25 pontos percentuais
  • O vermelho, mais popular na América do Norte do que em outras regiões, subiu três por cento em popularidade
  • O branco, prateado e preto desceram um por cento este ano
  • Os perlados são as cores mais populares nos Estados Unidos
  • O branco sólido é a cor preferida no México

América do Sul

  • Uma forte preferência pelo branco, com 27 por cento dos veículos e o prateado, com 25 por cento, indica que as cores claras são as mais populares.
  • O preto encontra-se em terceira posição, com 12 por cento de popularidade
  • O vermelho aumentou este ano um por cento de popularidade, com um total de 11 por cento, indicando um aumento na preferência por cores vivas.

Ásia

  • Existe uma forte preferência pelo branco, com 30 pontos percentuais, com maior incidência na Coreia do Sul, com 34 por cento de popularidade
  • O preto caiu ligeiramente, mas detém a segunda posição, com 19 por cento
  • O preto é a cor mais popular na China para veículos de luxo, com 24 pontos percentuais
  • O azul é mais popular no Japão do que em qualquer outro país da Ásia

Esta informação da Axalta, abrangente e em constante evolução, sobre as tendências de cor permite que as suas três marcas globais de repintura – Cromax, Spies Hecker e Standox – forneçam às suas oficinas um acesso extremamente rápido às fórmulas de cor para a repintura automóvel. Com uma ligação tão perfeita entre as OEM da Axalta e os negócios da repintura, as oficinas podem oferecer uma repintura com as cores e tendências OEM mais recentes.

Adrien Schrobiltgen, Vice Presidente de Axalta para Refinish Systems en Europe, Middle East e Africa Fischer afirma, “As nossas três marcas de repintura podem realmente beneficiar dos nossos dados sobre tendências OEM de cor. Por sua vez, os nossos clientes de repintura e utilizadores finais, assim como os proprietários dos veículos, podem tirar partido das nossas equipas de pesquisa e desenvolvimento, que nos ajudam a introduzir no mercado as novas fórmulas de cor de forma tão célere. E porque não nos focamos apenas no presente, mas também procuramos novas tendências para o futuro, destacamos o compromisso da Axalta de inovar com uma finalidade.”

Pode obter mais informação sobre os dados de Popularidade de Cor de 2014 e informação sobre categorias de tendências no Color Matrix através do site http://www.axaltacs.com/corporate/en_US/industries/transportation-coatings/transportation-coatings-for-light-vehicles/color.html.

Partilhar