Autoeuropa assina contrato de investimento de 38,2 milhões


Data: 8 Outubro, 2013

O Grupo Volkswagen assinou hoje com o Estado português um contrato de investimento no valor de 38.2 milhões de euros. Este montante destina-se a novos projetos nas áreas de produção e não produção – Pintura, Cunhos e Cortantes e Tecnologias de Informação – e insere-se no âmbito de um programa de atualização tecnológica da Volkswagen Autoeuropa.

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, presidiu à cerimónia de assinatura do contrato de investimento entre a Volkswagen AG e a AICEP, que decorreu em Wolfsburgo, sede da empresa, na Alemanha. De acordo com o Ministro, “Portugal congratula-se com este investimento do Grupo Volkswagen, não só pelo que representa em termos de inovação e reforço das competências tecnológicas da Volkswagen Autoeuropa, mas também porque significa um sinal claro de confiança na economia portuguesa como um todo”.

Hubert Waltl, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen com o pelouro da Produção e Logística, realçou o empenho do Grupo Volkswagen no sucesso da unidade de Palmela:” Este investimento mostra que estamos empenhados no sucesso da Volkswagen Autoeuropa. Temos muito orgulho nos nossos colaboradores da fábrica de Palmela, que têm apoiado as operações do grupo através da sua disponibilidade e flexibilidade”.

Por seu turno, António Melo Pires, diretor executivo da Volkswagen Autoeuropa, destacou a importância destes novos investimentos para o futuro da empresa: “este contrato significa um importante incremento na nossa capacidade tecnológica. A nossa empresa destaca-se no seio do Grupo Volkswagen pela sua abordagem inovadora a problemas complexos e pelos recursos humanos de excelência, e estes novos projetos reforçarão este posicionamento”.

No âmbito desta audiência e cerimónia de assinatura do contrato de investimento, Pires de Lima teve ainda a oportunidade de contatar com colaboradores portugueses da Volkswagen Autoeuropa que se encontram neste momento a trabalhar na Alemanha.

Presentemente, a Volkswagen Autoeuropa tem cerca de 200 colaboradores portugueses a trabalharem e a desenvolverem programas de formação técnicoprofissional e atualização de competências na sede da empresa. A este propósito, o Ministro da Economia sublinhou “o exemplo notável da Autoeuropa que, perante o momento exigente que o país atravessa, tem sabido, numa relação próxima e empenhada com os seus colaboradores, trabalhar no sentido de adaptar as necessidades produtivas da empresa à realidade do país, estabelecendo um patamar de excelência ao nível das relações laborais”.

No total, são cerca de 300 os colaboradores portugueses que a Volkswagen Autoeuropa tem atualmente a desempenharem funções laborais e formativas fora de Portugal.

Partilhar