ASAE – Digitalauto leva a mais apreensões


Data: 28 Novembro, 2016

A segunda fase da operação Digitalauto, da ASAE, levou à apreensão de 29 aparelhos de diagnóstico contrafeitos, 24 computadores, vários CD e um disco rígido. Foram instaurados nove processos-crime.

 A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, ASAE, promoveu recentemente uma nova fase da sua operação de combate à contrafação, a Digitalauto. Esta operação de fiscalização a nível nacional foi realizada em oficinas automóveis e teve como âmbito a contrafação de equipamentos de diagnóstico, tendo sido fiscalizados 30 operadores económicos e apreendidos 29 aparelhos, 24 computadores, vários CD e um disco rígido, tudo no valor superior a €33 000.

A segunda fase desta operação foi levada a cabo pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal e resultou na instauração de nove processos-crime por contrafação e uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor e reprodução ilegítima de programa protegido, bem como dois processos de contraordenação por falta de licenciamento da atividade.

Estes equipamentos de diagnóstico automóvel são utilizados para detetar avarias em automóveis através de programas específicos e mediante licença, sendo a sua disseminação uma das evidências da economia paralela que afeta o setor da reparação automóvel.

No total, a operação Digitalauto resultou na fiscalização de 56 operadores económicos e na apreensão de 57 aparelhos, 37 computadores, 1 disco rígido, vários CD e ainda 50 munições (9 mm), tudo num total de €54 000. Consequentemente foram levantados 35 processos-crime.

Partilhar