APETRO. Dia do Transportador


Data: 27 Outubro, 2015

A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas realizou no passado dia 22 de Outubro o Dia do Transportador, uma iniciativa que tem vindo a aumentar o interesse no setor.

O Dia do Transportador foi este ano realizado no aeródromo de Fátima, onde a APETRO reforçou a ideia de união entre todos os elementos do setor de veículos pesados, dando particular enfase à questão da segurança rodoviária e transporte de matérias perigosas. O Diretor Geral da APETRO, António Comprido, abriu o programa relembrando a recente atualização do Manual do Motorista, um trabalho que visa a formação de profissionais em prol de requisitos tão importantes como a segurança.
No programa seguiu-se a apresentação de José Alberto Franco do IMT que destacou a importância do ADR, o acordo europeu sobre o transporte de mercadorias perigosas por estrada que foi recentemente revisado e já publicado em Diário da República.
Outro orador presente nesta ação da APETRO foi o Tenente Pedro Ribeiro da GNR, mais concretamente do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro. Esta divisão pouco divulgada daquela força de ordem, atua como complemento da BT, sendo especializada em ações de remoção, transporte e reciclagem de matérias perigosas.
Seguiram-se duas ações práticas no aeródromo de Fátima. A primeira visava provar como não é preciso uma grande distração para capotar um camião cisterna. Graças ao recurso de rodas laterais, este veículo efetuou curvas apertadas, o que destabilizava a cisterna e a poderia eventualmente virar. Outro aspeto verificado passou pela utilização do sistema ABS em piso molhado com um camião. A Auto-Sueco esteve também presente neste dia do Transportador ao apresentar o sistema “alcolock”, alertando os presentes para a obrigatoriedade a partir de novembro do sistema de emergência em veículos pesados. Este dispositivo alerta o condutor através de um aviso sonoro da entrada do camião na berma em caso acidental.
No final do dia de trabalhos, António Comprido da APETRO revelou que “estamos bastante satisfeitos com a forma como decorreu este Dia do Transportador. As intervenções foram interessantes com algumas novidades referentes à tecnologia. Penso que muita gente não conhecia aquela unidade especializada da GNR e como estão bem equipados para lidar com situações potencialmente perigosas, quer a nível ambiental ou químicos. O ensaio de veículos também é bastante interessante, uma vez que é bom verificar a facilidade que é perder o controlo na condução. Os grandes objetivos que são manter viva a chama sobre a segurança rodoviária mantêm-se, ao mesmo tempo que reconhecemos simbolicamente o esforça feito pelas entidades presentes neste tema.”

Partilhar