A ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, através de comunicado, considera inviável manter-se os valores atuais do preço do combustível. O preço do petróleo “brent”, crude de referência para Portugal, regista esta semana, na bolsa londrina, um recuo abaixo do patamar dos 100 dólares por barril, fixando um novo mínimo desde Abril de 2013.
Como é sabido, os fatores de mercado e os custos de exploração “andam de braço dado” na atividade transportadora e os transportadores nacionais continuam a sentir na pele os efeitos da crise petrolífera mundial e as suas repercussões no preço dos combustíveis.
Verificando-se esta descida na fasquia negocial, a ANTRAM considera expectável que o preço do combustível atualmente praticado acompanhe a tendência, e seja devidamente ajustado, sendo certo que este ajuste, a ser feito, será vital para o futuro imediato das empresas transportadoras.
Espera-se, por isso, que Portugal, à semelhança do que já ocorre nos restantes países europeus, adapte rapidamente a situação, revendo os valores atualmente praticados.