Alternadores, um sistema de armazenagem de energia

Texto: David Espanca
Data: 13 Fevereiro, 2020

A Diesel Technics apresenta o seu alternador 2.21041, chamando a atenção para a importância destas peças no geral, dado que são eles que dão a potência necessária ao sistema elétrico do veículo, para que estejam em funcionamento todas as condições que ocorrem durante a condução.

Isto também assegura que a bateria esteja sempre suficientemente carregada de início, funcionando como um sistema de armazenamento de energia. A limitação de carga do alternador deve ser ajustada às condições de operação prática do veículo, para que a energia mínima gerada seja pelo menos igual àquela que todos os clientes podem usar ao mesmo tempo.

 

Corrente alternada

Inicialmente, o alternador gera uma corrente alternada, que pode ser primeiramente convertida em corrente direta de forma a ser armazenada como energia elétrica. Os induzidos são feitos de aço magnetizável de alta qualidade com espaços estreitos entre o rotor e o estator, assegurando o máximo de desempenho. O rotor é balanceado para alcançar um funcionamento silencioso e baixo desgaste dos rolamentos de esfera.

Os reguladores de tensão são equipados com escovas de carbono de qualidade. Estas garantem uma operação duradoura, livre de problemas. O material do retificador é altamente resistente à temperatura, tendo em conta que o isolamento é projetado para temperaturas de até 240°C.

O estator é feito de aço magnetizável especial e bobinas calculadas com precisão que são cobertas por isolante resistente a temperatura, não condutor de eletricidade. A retificação da corrente alternada por meio de diodos retificadores à prova de picos garante uma operação a longo prazo, mesmo com potência máxima e altas flutuações de voltagem no sistema elétrico do veículo.

Os geradores DT Spare Parts contêm rolamentos de qualidade da Europa e do Japão para garantir uma longa vida de serviço.

 

Dicas & Truques

– Verifique se os contactos do controlador estão em boas condições antes da instalação.

– Também é importante que todos os componentes para montagem estejam livres de contaminantes.

– Ao selecionar a polia da correia, verifique se ela encaixa tanto na correia como no eixo pretendido.

 

Partilhar