ACAP e AFIA. Mobinov é a nova Associação do Cluster Automóvel em Portugal


Data: 29 Abril, 2016

Criada pela ACAP, Associação Automóvel de Portugal, e pela AFIA, Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, a Mobinov pretende reforçar a competitividade das empresas deste setor.

 

Foi assinada na última semana, a 22 de abril, a escritura para a constituição da Mobinov – Associação do Cluster Automóvel em Portugal. Criada pela ACAP e da AFIA, com sede em Matosinhos e uma delegação também em Lisboa, esta entidade é formada pelas pessoas singulares e coletivas que integrem a cadeia de valor da indústria automóvel portuguesa, com atividades em sectores como a construção automóvel e das componentes automóveis e atividades conexas, juntamente com associações de empresas e de suporte (como as que fazem parte do Sistema Nacional de Investigação e Inovação) e ainda entidades de formação profissional e do Ensino Superior.

A Mobinov tem como objetivo estabelecer-se como plataforma aberta de apoio à dinâmica de clusterização das diversas indústrias do sector automóvel. Entre as vantagens desta agremiação de entidades oriundas de diversos campos está a articulação dos intervenientes do sector automóvel em Portugal e também de iniciativas que promovam a valorização da competitividade e da industrialização. Desta forma, foram definidos como objeto de atuação da Mobinov os seguintes pontos:

  • O estabelecimento e gestão de uma plataforma agregadora de conhecimento e competência no âmbito da indústria do sector automóvel, reconhecida institucionalmente como um cluster económico de competitividade e interesse nacional. Pretende-se, ainda, que sejam criadas tendentes à obtenção de níveis de inovação e desenvolvimento tecnológico alargados, potenciando a competitividade internacional das indústrias portuguesas do sector automóvel, suas associadas.
  • Contribuir para que Portugal seja uma referência na investigação, inovação, conceção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços da industria do sector automóvel, competindo, nestes domínios, à associação, coordenar, gerir, executar, promover e divulgar ações que visem:
    reforçar a articulação de atores e iniciativas, promovendo parcerias e dinâmicas de clusterização sustentáveis e valorização empresarial nos sectores e fileiras da industria automóvel;
    – desenvolver as cadeias de valor dos construtores e fornecedores em Portugal e nos mercados de proximidade;
    – desenvolver estratégias globais de fornecimento da indústria de componentes e seus clientes.

Partilhar