ACAP. Comerciais ligeiros e pesados sobem em setembro


Data: 14 Outubro, 2015

O mercado dos veículos comerciais ligeiros e pesados subiu no mês de setembro, face ao mesmo período de 2014. No entanto, em termos globais, o mercado automóvel continua a apresentar uma tendência negativa, quando comparado com os primeiros nove meses do ano do ano passado.

No mês de Setembro a produção de automóveis ligeiros de passageiros desceu 0,2 por cento, a de veículos comerciais ligeiros cresceu 20,5 por cento e a de veículos pesados mais 34,5 por cento, face ao mês homólogo do ano anterior.
Em termos de valores acumulados, no período de Janeiro a Setembro de 2015 foram produzidos 122.067 veículos automóveis, o que representou um decréscimo de 2,6 por cento, face ao mesmo período do ano anterior, o qual foi exclusivamente determinado pela quebra da produção de veículos comerciais ligeiros.

Do total de veículos produzidos, 117.517 destinaram-se à exportação o que representou 96,3 por cento da produção total e menos 3 por cento do que os veículos exportados no período homólogo do ano anterior.
Por países de destino, nos primeiros nove meses do ano a Alemanha absorveu 26,4 por cento dos veículos que Portugal exportou, seguida de Espanha (13,4 %) e do Reino Unido (9,9%). O total da UE-28 absorveu 76,9 por cento dos veículos exportados, enquanto o total da Ásia representou 14,3 por cento sendo que o total da China ascendeu a 12,4 por cento das nossas exportações.

Partilhar