Meyle. Trabalha com o foco nas oficinas


Data: 6 Novembro, 2014

Wulf Gaertner Autoparts, fabricante de peças de substituição Meyle, tem os processos das oficinas sempre debaixo de olho, o que se explica pela forma como expande continuamente a sua oferta no que respeita a uma reparação profissional.

Até à data, o fabricante de Hamburgo melhorou tecnicamente cerca de 700 peças, de tal forma que estas superam as de origem em termos de durabilidade e fiabilidade. “Os componentes da marca premium MEYLE-HD são concebidos de forma a podermos dar uma garantia de quatro anos sobre os mesmos”, declara Sven Nielsen, gestor técnico da Wulf Gaertner Autoparts AG. “Deste modo, podemos evitar reclamações nas oficinas e obter a confiança dos seus clientes: uma situação vantajosa para todos os envolvidos.” Um pré-requisito para tal é que os processos de trabalho na oficina estejam tão otimizados como o próprio procedimento de reparação.

Uma montagem simplificada poupa tempo e dinheiro

“Ao analisar peças automóveis, procuramos indícios com os quais uma peça de substituição simplifique o mais possível a reparação e melhore os processos a montante e a jusante”, afirma Sven Nielsen. “Isto, porque são frequentemente pequenos detalhes que fazem com que uma reparação demore mais tempo ou seja mais cara.” A título de exemplo, indica peças que têm de ser totalmente substituídas, embora apenas alguns componentes individuais estejam defeituosos. Os engenheiros da Wulf Gaertner Autoparts AG demonstram que há alternativas nos suportes dos eixos. Enquanto peças de desgaste típicas, os casquilhos nos eixos estão sujeitas a fortes tensões em cada viagem. A borracha dos casquilhos dos rolamentos, enquanto elemento amortecedor, é o elo mais fraco, e geralmente a primeira a falhar. Mesmo quando só a borracha do casquilho está danificada, por vezes, é necessário substituir todo o suporte do eixo. Os engenheiros da Wulf Gaertner Autoparts AG desenvolveram um sistema que possibilita a fácil remoção do casquilho defeituoso e gasto e a inserção de um casquilho novo. Tal permite poupar tempo, com custos consideravelmente mais reduzidos e é, simultaneamente, mais eficiente em termos de recursos.

Enquanto fornecedor no mercado de pós-venda, a Wulf Gaertner Autoparts tem todos os componentes do eixo dianteiro do Mercedes Classe A na sua gama. Quando é possível obter todas as peças a partir de um só fornecedor, tal poupa trabalho aos mecânicos. Desta forma, por exemplo, com os discos de travão MEYLE Platinum com revestimento em verniz UV, estes têm, na maioria das vezes, os parafusos de fixação adequados aos mesmos e não necessitam de ser encomendados separadamente.

Também todos os processos relacionados com a mudança do óleo são frequentemente demorados e dispendiosos, o que rapidamente torna este serviço não rentável. Com 30 conjuntos completos para uma fácil reparação, os kits de mudança de óleo MEYLE para transmissões automáticas cobrem mais de 2800 aplicações de todos os fabricantes de transmissões convencionais. O que os distingue: os kits contêm todos os componentes necessários, como filtros, vedantes, parafusos, parafuso de purga ou de admissão, ímanes, assim como quatro a oito litros de óleo de transmissão ATF, consoante a aplicação, para efetuar uma mudança de óleo rápida e de alta qualidade. Deste modo, as oficinas podem alargar o seu serviço para os clientes e os processos de reparação tornam-se ainda mais rápidos e eficientes.

Para conceder às oficinas a capacidade de localizar e verificar componentes gastos sem grande esforço, a Wulf Gaertner Autoparts também fornece, por exemplo, um detetor de folgas. Este permite uma inspeção rápida, simples e fiável de todas as peças do chassis e da direção.

Através de um movimento bastante sensível do comprido braço de alavanca é possível identificar logo pequenos danos em articulações esféricas, rolamentos e casquilhos, bem como em todas as peças da suspensão no eixo dianteiro e no eixo traseiro. Não é necessária uma plataforma de elevação para o efeito. Enquanto elevador de coluna, simplifica ainda a remoção de rodas bem apertadas de veículos ligeiros, SUVs e carrinhas de transporte com um diâmetro entre 550 e 800 mm. Tal permite aos mecânicos poupar não só força, como também tempo valioso ao mudar pneus.

Para além da qualidade do produto, a informação também conta

Descobrir as peças de substituição certas e informações relativamente à montagem o mais rapidamente e da forma mais simples possível é o desafio diário nas oficinas de automóveis. A nova aplicação “MEYLE Cat” apresenta todas as peças MEYLE-HD de forma clara com informações técnicas em seis idiomas e com imagens dos produtos e também pode ser utilizada online. Com cinco possibilidades de navegação diferentes, como, por exemplo, através da pesquisa de grupos de produtos ou veículos, a aplicação do fabricante de Hamburgo facilita o processo de procura de peças de substituição adequadas para as oficinas automóveis. Além disso, para mais de 200 peças oferece uma vista de 360 graus assim como uma representação sintetizada de todas as informações de um produto numa única página.

De modo a fornecer o maior apoio possível para a montagem e desmontagem de peças, a Wulf Gaertner Autoparts AG tem ainda um canal no YouTube: “MEYLE TV”. Para além de informações sobre a empresa e novos produtos, os trabalhadores das oficinais encontram aqui vídeos demonstrativos com informações úteis. Os primeiros filmes centram-se no novo detetor de folgas, assim como na montagem e desmontagem de discos e pastilhas de travão. Seguir-se-ão sucessivamente mais vídeos, que são filmados na oficina de formação própria da empresa. “Com os esclarecimentos e informações, respondemos a muitas questões das oficinas e de todos os interessados na técnica relativamente ao trabalho no automóvel, que surgem frequentemente na prática”, esclarece Sven Nielsen.

Disponibilidade e rápida capacidade de fornecimento

Para que as oficinas independentes possam oferecer o serviço de reparação para o maior número possível de veículos, a Wulf Gaertner Autoparts AG expande continuamente a sua gama. Perante a oferta de produtos em constante crescimento para continuar a satisfazer os requisitos de uma rápida disponibilidade das peças, a Wulf Gaertner Autoparts praticamente duplicou a capacidade do seu centro logístico na central de Hamburgo. Através da expansão do armazém, a empresa assegura a manutenção de uma elevada disponibilidade dos artigos e uma capacidade de fornecimento mundial ainda mais rápida.

Partilhar