Venture Labs potenciam novos negócios

Texto: David Espanca
Data: 6 Janeiro, 2020

A NGK Spark Plug está apostada em explorar novos negócios, onde o meio ambiente é uma das principais preocupações. E os Venture Labs são a via para os atingir!

 

No ano passado, especialistas em peças automóveis e cerâmica técnica da avançada reuniram-se em três continentes com potenciais parceiros de negócios para discutir os avanços tecnológicos numa série de indústrias, tais como automotivo, medicina, meio ambiente ou energia.

Os Venture Labs da NGK Spark Plug, localizados em Tóquio, no Japão, em Silicon Valley, nos EUA, e em Paris, França, incorporam a abordagem progressiva do desenvolvimento de negócios que a empresa tem adotado cada vez mais nos últimos anos.

Segundo Damien Germès, presidente e diretor executivo da NGK Spark Plug, trata-se de “uma iniciativa global destinada a tornar-se uma das origens fundamentais da futura expansão da empresa. Estamos a abrir novos horizontes em novos mercados, onde podemos dar uma valiosa contribuição”.

 

“Contribuir para uma sociedade sustentável”

O responsável explica ainda que “a indústria automóvel está a passar por uma mudança disruptiva, impulsionada pela globalização, eletrificação, digitalização, concorrência e regulamentação ambiental. Queremos contribuir para uma sociedade sustentável, através da criação de novas empresas em setores com potencial de crescimento futuro, como os veículos da próxima geração, cuidados médicos e energia ambiental. E os Venture Labs estão a ajudar-nos a alcançar esse objetivo”.

Estes têm ainda por missão apresentar e aplicar melhorias específicas no sistema comercial da NGK Spark Plug em todo o mundo, além de reduzir os riscos relacionados com o desenvolvimento de produtos e encurtar o tempo de colocação no mercado.

Tal como refere Craig Tibbetts, vice-presidente dos Venture Labs: “É uma organização dentro da NGK Spark Plug com a missão de desenvolver novos pilares comerciais através da colaboração e parceria. Enquanto grupo estamos dedicados a este esforço a tempo inteiro, atuando como uma ponte entre as novas empresas e a NGK Spark Plug”.

 

O potencial de Paris

O Venture Lab de Paris, inaugurado em maio do ano passado, desempenha um papel importante no desenvolvimento comercial da empresa em toda a região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

Damien Germès explica: “Paris tem um novo ecossistema empresarial extremamente positivo e enérgico. Já estamos a explorar uma série de potenciais iniciativas que podem criar oportunidades adicionais e um crescimento rápido. Vários centros tecnológicos europeus na França, Alemanha, Reino Unido, países nórdicos, bem como na Europa Oriental, estão a apenas a algumas horas de avião ou comboio. Paris também tem bom acesso a Israel, onde estão a estabelecer-se muitas empresas de capital de risco de tecnologia ultra-avançada”.

As localizações destes laboratórios foram cuidadosamente selecionadas. A empresa procurou áreas com um ecossistema empresarial bem desenvolvido, conhecido por fomentar novas empresas de capital de risco, “aceleradores” que se concentram em escalar empresas existentes e “incubadoras” que promovem a inovação para o crescimento.

O conceito Venture Lab tem ainda uma outra vantagem, que é o seu rápido desenvolvimento, tal como revela Damien Germés: “A inovação é muitas vezes percebida como um processo lento, mas as ideias propostas podem ser rápidas, porque estamos a complementar as nossas próprias tecnologias e habilidades com recursos externos e podemos rapidamente criar novos negócios de investimento. Se um projeto parece interessante, podemos tomar medidas no mesmo dia“.

Entre os projetos desenvolvidos, encontram-se as células de combustível de óxido sólido (SOFC), um sistema promissor e sustentável de uma nova geração de energia alternativa, bem como outras inovações no âmbito da saúde.

Partilhar