Axalta. Carro solar com tecnologia Voltatex em competição


Data: 4 Novembro, 2015

O carro solar dos estudantes alemães finalizou a prova em terceiro lugar na sua categoria na competição Bridgestone World Solar Challenge de 2015.

O ThyssenKrupp SunRiser, um coupé desportivo solar, ocupou o terceiro lugar na Categoria Cruiser na competição Bridgestone World Solar Challenge de 2015, realizada na Austrália. Esta prova tem como base os quilómetros solares efetuados, bem como os quilómetros dos passageiros, a velocidade, a eficiência energética, o design e a viabilidade do projeto. O carro foi construído pelos estudantes de Ciências Aplicadas da Universidade de Bochum, Alemanha, que contaram com o apoio da Axalta Coating Systems, um dos principais fabricantes globais de tintas líquidas e em pó.

Para eliminar os aspetos mais críticos dos motores elétricos, nomeadamente melhorar o isolamento e a proteção contra influências externas adversas e a fim de melhorar a transferência de calor, os estudantes escolheram o produto de baixa emissão da Axalta, Voltatex 4250, uma resina de impregnação de um componente . Este produto oferece uma resistência a produtos químicos líquidos, óleo e água destilada.

Timo Kelm da equipa ThyssenKrupp SunRiser comentou: “Já trabalhámos com a Axalta em outras ocasiões e ficámos muito satisfeitos por este ano poder voltar a contar com a sua ajuda no revestimento dos motores no centro técnico da Axalta em Wuppertal, Alemanha. No centro, aplicaram o Voltatex 4250 sobre os estatores do SunRiser, as peças fixas dos motores elétricos. Embora tenhamos construído um veículo desportivo de dois lugares, atribuímos especial destaque à funcionalidade e à adaptação para o seu uso diário. A proteção dos nossos motores elétricos é um aspeto fundamental do projeto.”

Darius Duda, Technical Representative da Voltatex Energy Solutions para a Axalta na Europa, Médio Oriente e África, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com o excelente, e merecido, resultado obtido pelos estudantes da equipa ThyssenKrupp SunRiser. Foi um verdadeiro prazer poder apoiar, uma vez mais, com a nossa experiência e tecnologia em soluções energéticas, a equipa SolarCar de Ciências Aplicadas da Universidade de Bochum. A formulação de baixa emissão do Voltatex 4250 está, igualmente, em perfeita sintonia com o objectivo ambiental do World Solar Challenge. Esforçamo-nos para ajudar jovens talentos a desenvolver e testar soluções inovadoras e sustentáveis. Através de projetos como este, participamos ativamente no apoio a estudantes e instituições educativas espalhados pelo mundo.”

Este ano, estiveram presentes 46 equipas provenientes de 25 países que competiram nesta prova bienal do World Solar Challenge de 3,000km, entre Darwin e Adelaide. Os veículos da Categoria Cruiser tiveram de passar sete postos de controlo e, após iniciar a corrida com a bateria totalmente carregada, foram autorizados a apenas uma carga de bateria externa, tendo percorrido 1,500km.

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