ZF. Sistema de condução semiautónoma


Data: 15 Julho, 2016

A ZF demonstrou em França um novo sistema de condução semiautónoma, que deverá ajudar a reduzir o stress de conduzir em autoestrada, melhora o conforto dos ocupantes e poderá melhorar o consumo de combustível.

A ZF realizou em França um evento de demonstração da sua nova tecnologia semiautónoma de condução. O “Highway Driving Assist Multi-Lane”, assim se chama o sistema, combina sensores de ambiente com direção, travagem e aceleração automáticas, podendo ainda suportar mudanças automáticas de faixa, sejam elas iniciadas pelo condutor ou propostas pelo sistema, bem como terá capacidade apra realizar ultrapassagens.

Karl-Heinz Glander, engenheiro-chefe dos sistemas de condução utónoma da ZF, comentou: “Permitir que a próxima geração de veícuilos consiga ver, pensar e agir de formas cada vez mais inteligentes e integradas ajudará a redefinir o futuro da mobilidade, e as funções autónomas serão aplicadas transversalmente no setor dos transportes. Para veículos que circulem na autoestrada, a adição de sistemas multifaixa com capacidade de ultrapassagem será um grande passo em frente no sentido de combinar os assistentes de condução já existentes, potenciando cada vez mais a segurança e o conforto dos condutores.”

O sistema permite seguir sem as mãos ou os pés no volante a velocidades de até 130 km/h, utilizado radares ZF TRW AC1000, sistemas de câmara e outras tecnologias, com o Electrically Powered Steering Belt Drive (EPS BD) e o controlo de estabilidade.

Partilhar