Notícias

Published on Abril 20th, 2017 | by Carlos Moura

0

Zenuity – Joint-venture para software de condução autónoma

Para o desenvolvimento de sistemas para condução autónoma, a Volvo Cars e a Autoliv criaram uma empresa conjunta, a Zenuity, que já iniciou a sua atividade.

A Volvo Cars e a Autoliv constituíram uma joint-venture, denominada Zenuity, para o desenvolvimento de sistemas de software para a condução autónoma. A nova empresa, que já iniciou atividade, irá dedicar-se a conceção de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) e sistemas de condução autónoma (AD) para utilização da Volvo e para venda exclusiva da Autoliv para outros fabricantes automóveis.

“Ao combinarmos os nossos recursos e know how estamos a criar uma empresa que será líder no desenvolvimento de sistemas de segurança automóvel. Com o início de operações da Zenuity estamos a dar mais um passo para a introdução desta entusiasmante tecnologia” afirma Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. Por sua vez, Jan Carlson, presidente da Autoliv, acrescenta que a Zenuity irá permitir o fornecimento das melhores soluções mundiais para a condução autónoma. “A experiência combinada da Autoliv e da Volvo Cars, irá assegurar soluções que os condutores possam valorizar em condições reais de utilização”, esclarece o responsável.

Com sede em Gotemburgo, a Zenuity é uma joint-venture detida em partes iguais pela Autoliv e pela Volvo Cars. O investimento inicial da Autoliv ascendeu a aproximadamente 114,5 milhões de euros, onde se inclui contribuição financeira, propriedade intelectual, know how e recursos humanos. Ao mesmo tempo, a Volvo Cars contribui também com propriedade intelectual, know-how e recursos humanos.

Na fase inicial, a empresa tem cerca de 300 colaboradores provenientes não só de ambos os parceiros, mas também de novas contratações. Estima-se que, a médio prazo, os colaboradores possam aumentar para 600. Os primeiros produtos com tecnologia ADAS possam chegar ao mercado em 2019, e que as primeiras vendas de produtos com tecnologia AD cheguem pouco depois. A Autoliv será o fornecedor exclusivo e canal de distribuição para os novos produtos da Zenuity e não existirá exclusividade em relação a qualquer cliente. A Volvo Cars obterá estes produtos diretamente da joint venture.

Tags: , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑