Pesados

Published on Setembro 11th, 2014 | by Cláudio Delicado

0

Volvo Trucks. Bruno Oliveira pode ser o motorista mais eficiente do mundo

Um total de 23 motoristas do mesmo número de países irá disputar, no dia 19 de Setembro em Gotemburgo, na Suécia, a final Mundial do Drivers’ Fuel Challenge. Os finalistas irão competir para encontrar quem conduz de forma mais eficiente e económica. A competição é a única deste tipo que é aberta a todos os motoristas, independentemente da marca do camião que conduzem.

Para uma empresa de transportes de média dimensão, cerca de um terço dos seus custos operacionais dizem respeito a gastos com combustível. Com uma condução eficiente, os motoristas conseguem reduzir o consumo de combustível e fazer a diferença tanto a nível ambiental como em termos financeiros.

“No Drivers’ Fuel Challenge queremos destacar o papel decisivo que o motorista pode desempenhar ao adoptar um estilo de condução mais eficiente. Sabemos que são competências que todos os motoristas podem ganhar e que poderão ajudar as empresas de transporte a poupar muito no longo prazo,” refere Vesna Jovic, Gestora do Projecto Drivers’ Fuel Challenge da Volvo Trucks.

Ao longo das várias rondas de qualificação, que tiveram lugar em todo o mundo, durante a primavera, foram escolhidos os 23 finalistas que irão participar na final mundial em Gotemburgo a 19 de Setembro.

Portugal será representado pelo Bruno Oliveira, motorista da Empresa de Transportes Álvaro Figueiredo. “Sei da importância que uma condução eficiente tem para as empresas e como profissional que sou tento fazer o meu melhor todos os dias,” menciona Bruno Oliveira, que habitualmente conduz um Volvo FH 420 (4×2).

Durante a competição os motoristas são avaliados com base em quatro critérios diferentes, que influenciam diretamente o consumo de combustível. Estes incluem condução e travagem, o uso do motor e caixa de velocidades e a capacidade de cumprir prazos e de seguir as regras de trânsito.

Todos os motoristas irão competir com o novo Volvo FH equipado com a caixa de velocidades I-Shift. A Volvo Trucks organiza esta competição desde 2009.

 

Tags: , , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑