Pesados

Published on Maio 16th, 2013 | by Cláudio Delicado

Volvo. Lançamento dos novos FE e FL

Os novos camiões Volvo FE e Volvo FL são agora ainda mais fáceis de conduzir em ambientes urbanos, onde é necessário um transporte rápido, fácil e limpo. Os novos camiões apresentam um habitáculo melhorado e a gama Volvo FL foi ampliada com um motor de 5 litros e quatro cilindros muito competitivo.

As condições de trabalho do motorista foram melhoradas graças à nova instrumentação ainda mais clara e aos novos bancos ergonómicos com apoio de cabeça e cinto de segurança integrado. O banco e a fixação do banco ao chão reforçados ajudam a melhorar a segurança em caso de acidente.

 

Novos motores

A condução torna-se mais eficiente graças a dois novos motores de oito e cinco litros concebidos pela Volvo:

– O novo motor D8 com 6 cilindros tem 7,7 litros de cilindrada e está disponível com três níveis de potência: 320 CV/1200 Nm, 280 CV/1050 Nm e 250 CV/950 Nm.

– O Volvo FL também está disponível com o motor D5 compacto de 4 cilindros. Tem 5,1 litros de cilindrada e está disponível com potências de 240 CV/900 Nm e 210 CV/800 Nm.

“Com um débito rápido de binário a baixas rotações, ambos os motores são ideais para uma condução rápida, confortável e segura em ambientes urbanos e suburbanos. As suas características de condução ajudam os motoristas a cumprir os seus rigorosos horários de trabalho e múltiplos serviços de transporte”, afirma Ruddy Houtmeyers, Gestor de Produto Estratégico para Veículos de Serviço Médio, Volvo Trucks.

“Estes motores cumprem os novos requisitos Euro 6 e o seu consumo de combustível está ao nível dos nossos motores Euro 5. A solução tecnológica para cumprir as exigências Euro 6 é uma combinação entre a Redução Catalítica Selectiva (SCR) e o turbo de geometria variável, um sistema EGR com refrigeração e um filtro de partículas”, acrescenta Ruddy Houtmeyers.

 

Transmissão automática personalizada

A ampla gama de transmissões complementa os dois novos motores. Entre as várias opções, é agora possível equipar o Volvo FE com I-Shift. Outra novidade apreciada pelos motoristas é que o ESP (Programa Electrónico de Estabilidade) está agora incluído no equipamento de série do Volvo FE e do Volvo FL. O ESP ajuda o motorista a manter o camião na estrada se este guinar de forma inesperada ou acentuada.

A Volvo Trucks também concebeu uma exclusiva versão de 12 toneladas do Volvo FL. Com o motor mais potente do seu segmento (D5 de quatro cilindros com 240 CV), transmissão I-Sync especialmente otimizada e menos 500 kg de peso do que um camião equivalente com motor de 6 cilindros, trata-se de um modelo extremamente competitivo.

“O camião de 12 toneladas é um forte concorrente no segmento maior de serviço médio. O camião é mais leve, mais baixo e tem um preço mais competitivo do que o modelo actual. Permite aumentar a produtividade do cliente e a eficiência, oferecendo ao mesmo tempo melhores condições de trabalho ao motorista”, diz Tobias Bergman.

A seleção de espelhos dianteiros e laterais, em combinação com a possibilidade de adicionar vidros extra laterais, traseiros e nas portas, também contribui para a excelente visibilidade em todas as direções para o motorista.

 

Novo design

Para conferir ao Volvo FE e ao Volvo FL uma imagem Volvo claramente identificável, o símbolo clássico da Volvo foi elevado para uma nova posição por baixo do pára-brisas. A secção escura por baixo do pára-brisas confere uma aparência mais baixa à cabina, ajudando a criar um aspeto moderno que combina bem com o ambiente de tráfego.

Os faróis redesenhados e as luzes de funcionamento diurno também realçam a relação familiar com os restantes modelos novos dos camiões Volvo. Os faróis estão integrados num novo pára-choques, que é uma unidade de três peças com secções de canto em aço para proporcionar uma durabilidade extra e reparações económicas em caso de pequenos impactos e riscos.

 

 

Maior produtividade

Os novos modelos garantem uma maior produtividade, como, por exemplo, a capacidade de fazer mais em menos tempo, é outra das áreas altamente prioritárias para os clientes do Volvo FE e do Volvo FL. Os novos camiões ajudam a melhorar a rentabilidade dos clientes de diversas formas. “As características de condução foram melhoradas graças ao débito rápido de binário a baixas rotações nos novos e eficientes motores D5 e D8.

A versão de 12 toneladas especialmente concebida do Volvo FL proporciona uma vantagem em termos de peso sob a forma de uma capacidade de carga até 500 kg maior. O Volvo FE está agora disponível com transmissão automática I-Shift, incluindo software para operações específicas como distribuição. A I-Shift também ajuda a reduzir o consumo de combustível.

O serviço de poupança de combustível Fuel Advice visa ajudar os proprietários e os motoristas a utilizar os seus camiões com maior eficiência de custos.

 

Veja o vídeo:

Tags: , ,


About the Author



Back to Top ↑