Pneus

Published on Maio 5th, 2017 | by Carlos Moura

0

Valorpneu – Primeiro workshop no âmbito do Prémio Inov.Ação

A Valorpneu organizou um primeiro workshop, subordinado ao tema “Novos Desafios no Destino Sustentável de Pneus em Fim de Vida”, no âmbito do renovado  Prémio Inov.Ação.

A Valorpneu está a organizar um conjunto de workshops para divulgar o Prémio Inov.Ação, que tem como objetivo apoiar projetos relacionados com a reciclagem de pneus usados. Este prémio consiste na reformulação do Prémio INOV Valorpneu, lançado pela gestora em 2009 e que contou com sete edições consecutivas, tendo sido atribuídos 18 distinções a trabalhos nas áreas de Engenharia, Design e Arquitetura para a promoção de um correto encaminhamento dos pneus em fim de vida.

Todavia, a Valorpneu constatou que o envolvimento de empresas modelo de negócio é determinante para a prossecução dos objetivos dos projetos candidatos a este Prémio. Por esta razão, e para mobilizar o interesse dos diferentes setores, a Valorpneu decidiu reformular esta iniciativa e criar o Prémio Inov.Ação.

Uma das novidades do “novo prémio” prende-se com atribuição de duas categorias no âmbito das quais os candidatos podem desenvolver trabalho: “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”.

Para aumentar o potencial de concretização dos projetos candidatos, o Prémio INOV.AÇÃO vai promover parcerias com vista ao enriquecimento dos projetos. Entre os parceiros podem estar empresas, associações de setores ligadas à atividade da Valorpneu, Municípios, Universidades e outras instituições.

Aquela sessão constituiu espaço de debate e reflexão entre os principais atores da reciclagem e recauchutagem de pneus, investigadores e indústrias e algumas entidades responsáveis pela promoção e desenvolvimento de políticas económicas e ambientais no quadro da economia circular.

O ponto alto da sessão foi a assinatura com a assinatura de um protocolo entre a Valorpneu e a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), reforçando a importância do Prémio Inov.Ação para a economia e também para a sustentabilidade ambiental. “A parceria institucional entre a Valorpneu e a DGAE é uma oportunidade para fazer chegar mais longe este projeto, sobretudo às associações setoriais e ao meio empresarial, bem como um apoio na procura de programas de incentivo e de linhas de financiamento direcionadas à concretização dos projetos candidatos”, afirma Hélder Pedro, gerente da Valorpneu.

O workshop foi composto por cinco painéis, dedicados aos temas: “O que é um Pneu”, “Investigação na área dos pneus em fim de vida”, “Dinâmica e tendências da indústria da reciclagem e recauchutagem”, “Perspetivas do setor industrial” e “Experiência das edições anteriores no Prémio INOV”.

Tags: ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑