Raio-X

Published on Agosto 24th, 2015 | by Cláudio Delicado

0

Toyota. Atingida fasquia dos 8 milhões de híbridos comercializados

Desde a primeira geração do Prius, os híbridos da Toyota e da Lexus já representaram mais de oito milhões de unidades comercializadas e evitaram o consumo de 22 milhões de litros de combustível.

“Não tínhamos ideia do que se passava, ficávamos aqui todas as noites até tarde a tentar descobrir. No fim, conseguimos que se movesse pelo Natal, mas apenas avançou 500 metros”. Esta história, datada do final de 1995, conta como foi a complexa aventura de tornar no Prius uma realidade, relatando a história de como ganhou vida o primeiro protótipo deste modelo. Contada pelo CEO do fabricante nipónico, Takeshi Uchiyamada, esta narrativa representa o primeiro capítulo da vida do Prius, modelo que a marca reconhece que, no momento de lançamento no mercado, foi um verdadeiro tiro no escuro. Agora, vinte anos passados desde o início do desenvolvimento e dezassete anos após a entrada em comercialização, bem se pode dizer que foi um tiro certeiro, dando início a uma revolução da mobilidade que consecutivamente vai ganhando novos capítulos. Um deles acaba de ser assinado pela Toyota, que anunciou ter superado a fasquia dos oito milhões de híbridos comercializados.

A marca japonesa fez também as contas à poupança obtida por estes modelos, indicando que até ao dia 31 de julho esta imensa frota híbrida evitou o envio de 58 milhões de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. Além disso, comparando estes veículos com outros similares mas movidos apenas com recurso ao motor a gasolina, foram consumidos menos 22 milhões de litros de combustível por estes automóveis. A Toyota e Lexus, que contam em conjunto com mais de 30 híbridos na sua gama e planeiam alargar esta oferta, indicam mesmo que “após deixar raízes pelas estradas de todo o mundo, os híbridos vieram para ficar”.

Tags: , , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑