TomTom prepara-se para a condução autónoma


Data: 19 Julho, 2017

O fabricante de sistema de navegação TomTom anunciou o desenvolvimento de tecnologia de trânsito ultra rápida para a condução autónoma e mobilidade mais inteligente. Feita em conjunto com a Cisco, esta investigação irá otimizar os dados recolhidos pelos vários sensores e “routers” desta empresa para criar a próxima geração de informação tecnológica de trânsito.

Ou seja, o desenvolvimento desta nova tecnologia para a condução autónoma irá combinar a tecnologia e o conhecimento da TomTom e o suporte da plataforma “Internet Things” da Cisco. Um dos principais aspetos inovadores desta colaboração é a utilização da tecnologia Distributed Acoustic Sensing (DAS), que permite converter a fibra ótica por cabo num conjunto de microfones virtuais que detetam e medem veículos em movimento. Estes dados serão agregados aos dados de trânsito da TomTom, provenientes de mais de 500 milhões de dispositivos. Os resultados serão depois disponibilizados e analisados num interface TomTom, desenvolvido especificamente para responder às necessidades dos centros de gestão de trânsito.

Com esta investigação e desenvolvimento tecnológico, a TomTom espera que se aumente a precisão dos serviços de trânsito em tempo real, ao mesmo tempo que se reduzem os custos da infraestrutura de monitorização de trânsito.

“Com este projeto, estamos a conectar a infraestrutura de estradas, veículos, condutores e autoridades, permitindo uma troca de informações em quase tempo real. E é nisto que consiste a Internet of Things. Com o conhecimento da TomTom, podemos ter acesso a um enorme conjunto de dados de trânsito e de tecnologia de trânsito inovadora. A TomTom é uma empresa com muita força no mercado e com a qual é muito positivo trabalhar”, afirma Edwin Paalvast, presidente EMEAR da Cisco.

“Acreditamos verdadeiramente que a Internet of Things e a tecnologia Cloud são partes essenciais para o futuro da mobilidade, e estamos muito entusiasmados por trabalhar com a Cisco para fazer progredir a tecnologia de trânsito”, refere Anders Truelsen, diretor da área de Licensing Business da TomTom.

Partilhar