Standox. Conselhos práticos para a pintura no verão


Data: 3 Agosto, 2015

A Standox, uma das marcas globais de repintura automóvel da Axalta Coating Systems, divulga alguns conselhos práticos com técnicas corretas de pintura para o período do verão.

As altas temperaturas, no período do verão provenientes do aumento ou diminuição da humidade, condicionam a forma de pintar, assim como o resultado final. Porém, os riscos corridos com as alterações climatéricas podem ser reduzidos através de algumas etapas simples. Harold Klöckner, diretor do Training Management da Standox para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA) dá algumas dicas valiosas:

Dica 1: Escolha a combinação correta de endurecedor e diluente.

Quando os vernizes são aplicados a altas temperaturas, a escolha do endurecedor e diluente corretos é crucial. A fim de evitar problemas e garantir um resultado perfeito em termos de brilho e alastramento, a escolha dos pintores deve recair sobre produtos de secagem lenta. As informações sobre temperatura existente nas latas de endurecedores e diluentes já dão alguma ajuda para uma escolha correta. No caso de alguns vernizes COV, em que se utiliza o Aditivo 2K COV da Standox em vez de um diluente e em ambientes com altas temperaturas e reparações de maior dimensão, a versão a utilizar é a mais lenta, o novo Aditivo 2K COV lento da Standox. Para obter informação detalhada consulte as respetivas fichas técnicas.

 Dica 2: Não esquecer a humidade.

Em alguns países, o verão é sinónimo de elevada humidade, o que pode afetar a aplicação da Standohyd Plus Base Bicamada e dos sistemas Standoblue Base Bicamada. Em climas com elevada humidade são mais fáceis de aplicar; para preparar a tinta para a aplicação da base Standohyd os pintores vão necessitar de uma menor quantidade de água desmineralizada da Standox. No caso da Standoblue será necessário adicionar o Ajuste de Viscosidade. Contudo, num ambiente quente e seco, as bases bicamada secam rapidamente. Isto representa um desafio para os pintores uma vez que a demão de efeito pode não ser absorvida de forma correta e pode ocorrer um efeito areado. O ajuste correto do produto vai manter a fluidez da tinta o tempo suficiente para que uma aplicação sob condições difíceis alcance uma ótima retenção de humidade. No caso da Base Bicamada Standohyd Plus pode aumentar ligeiramente a quantidade de água desmineralizada. Como alternativa, pode ser utilizado o Standohyd Plus Hot e Dry Thinner uma vez que confere à tinta maior adaptabilidade às condições de aplicação. No caso do Standoblue, recomenda-se a utilização do Standoblue Aditivo de Ajuste lento e, opcionalmente, a adição de 10 por cento de água desmineralizada da Standox. O uso de uma pistola com um bico maior também irá contribuir para um melhor resultado. Os conselhos de aplicação para os diferentes aditivos podem ser obtidos através das fichas técnicas.

Dica 3: Pinte durante o período da manhã.

Uma vez que no verão a tendência normal é o aumento da temperatura durante o dia, e os ciclos de secagem tornam praticamente impossível baixar a temperatura, especialmente em cabinas de pintura combinadas, é aconselhável efetuar os trabalhos de pintura mais exigentes ou de maior dimensão durante o período da manhã, quando o ambiente está um pouco mais fresco. Quando exista uma previsão meteorológica de temperaturas extremas, planeie cuidadosamente a sequência de utilização dos veículos da sua cabina de pintura.

Dica 4: Utilize uma fita elástica para a cabeça.

Se trabalha com uma máscara, em vez de um capuz completo de proteção, utilize uma fita elástica para a cabeça quando o clima for suscetível de o fazer transpirar. É uma forma simples e efetiva de prevenir que as gotas de suor caiam sobre a pintura fresca e destruam um trabalho praticamente concluído.

Dica 5: Três endurecedores para o Standocryl Verniz COV-Xtreme K9580.

Para o verniz de secagem rápida Standocryl Verniz COV-Xtreme K9580, a Standox disponibiliza três endurecedores para os diferentes níveis de temperatura e humidade: O Endurecedor Standox Xtreme rápido para a sua utilização a baixas temperaturas sob condições muito secas; o Endurecedor Standox Xtreme para níveis de temperatura médios e o Endurecedor Standox Xtreme lento desenvolvido especialmente para altas temperaturas e elevada humidade. Os conselhos de aplicação para cada um dos Endurecedores Xtreme podem ser obtidos através das respetivas fichas técnicas.

Partilhar