Reparação

Published on Outubro 22nd, 2015 | by Tiago Alves

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Spies Hecker. Nova embaixadora da marca

Associar um ícone da indústria automóvel com uma imagem de marca foi o que a Spies Hecker fez ao restaurar um VW Caravan T2, utilizando os seus produtos.

As conhecidas VW “Pão de Forma” são um dos mais cobiçados veículos da história automóvel. Durante os 65 anos que esteve em produção, a VW Caravan foi apresentada através das mais variadas carroçarias, tendo sido um marco de toda uma geração motivada pelo sentido de liberdade e evasão.

Foram estes mesmos valores que a Spies Hecker pretendeu reativar ao restaurar de A a Z um VW Caravan T2 fabricado em 1979 e importado do Texas.
Recorrendo ao guia de pintura para Carros Clássicos, a Spies Hecker realizou as diversas etapas até conseguir um veículo com as suas cores.

“O primeiro passo no processo de restauração consistiu na lixagem da pintura antiga e da ferrugem até o metal nu. Procedemos igualmente à decapagem abrasiva em peças da carroçaria que são particularmente complicadas no T2, tais como o tejadilho e as aberturas de ventilação. Era fundamental efetuar o pré-tratamento do substrato de forma cuidadosa e assegurar que estava livre de qualquer resíduo. Isto ajudou a garantir que o substrato poderia fornecer a base para uma ótima proteção contra a corrosão e ajudar-nos a obter um acabamento duradouro, fiel ao original, no design histórico da Spies Hecker,” afirma David Kukies, do serviço técnico da Spies Hecker, na Alemanha.

“Antes de procedermos à colocação do betume, aplicamos o Priomat Wash Primer 4075 em toda a carroçaria e realizamos o enchimento em todas as superfícies com o aparelho Permasolid Aparelho HS Performance 5320 em duas fazes de pulverização,” explica Kukies.
A fim de reconstruir as linhas arredondadas tão caraterísticas deste veículo, e após a aplicação do Raderal Betume IR Premium 2035 e da lixagem a seco, foi utilizado o Raderal Betume Poliester Pistolável 3508 sob pequenas irregularidades. Após nova lixagem a seco, aplicou-se de novo o Permasolid Aparelho HS Performance 5320. De forma a obter o melhor isolamento possível, as áreas com betume foram revestidas com três “de mãos”, o que tornou possível atingir uma espessura seca aplicada, após a lixagem, de pelo menos 80µm.

Posteriormente, a equipa da Spies Hecker aplicou o Permahyd Base Bicamada Hi-TEC 480, seguida pelo Permasolid Verniz HS 8055. Como alternativa para os carros vintage, pode ser aplicada uma única camada de Permasolid Esmalte HS 275 ou o Permahyd Base Bicamada 280/285 em duas demãos, combinado com o Permasolid Verniz HS. Com o objetivo de proporcionar ao Bulli um acabamento de superfície ótimo e um brilho único, foi aplicada uma segunda camada de Permasolid Verniz HS após a primeira camada de verniz, já totalmente dura e lixada.

O VW irá estar em exposição na sede da marca e será a embaixadora em eventos a realizar na Alemanha.

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