Especialista

Published on Dezembro 19th, 2012 | by Cláudio Delicado

SOGEFI. “A distribuição em Portugal está mais sólida”

Em entrevista à Turbo Oficina Andrea Taschini, diretor-geral da divisão de Aftermarket da Sogefi, explica a posição da empresa em Portugal e reitera a aposta no mercado nacional. A reestruturação na distribuição foi fundamental para crescer.

A Sogefi é uma das empresas especialistas em filtros diesel e essa é uma das suas apostas para o mercado nacional, onde tem crescido e para o qual olha com uma perspetiva de futuro, como confirma à Turbo Oficina Andrea Taschini, diretor-geral da divisão de Aftermarket. Neste momento, “a Sogefi é líder de mercado em Portugal com as suas três marcas: Purflux, Fram and CoopersFiaam” e muito desse sucesso passou pela “reorganização toda da nossa distribuição. Escolhemos algumas empresas chave que representam os mais importantes retalhistas em Portugal, que nos ajudam a crescer cada vez mais”.

E como é que a crise afeta a operação da Sogefi? “A crise económica internacional teve consequências no mercado português tal como aconteceu noutros países. Apesar disso, não notámos uma queda nas vendas graças à nossa reorganização e nova estratégia de distribuição mais eficaz que implementámos há dois anos e que antecipava já estas dificuldades”.

De acordo com Taschini, num mercado do aftermarket que tem mais de cinco milhões de ligeiros, a quota atual da empresa é de 23%. “A presença da Purflux, por exemplo, teve um forte crescimento em 2011 alcançando uma subida de 15% face a 2010. Isto mesmo com o mercado em recessão”.

Os produtos que mais cresceram foram os filtros de ar e os filtros diesel que cresceram, segundo dados da Sogefi, mais rápido do que outras faixas de filtros (+30%) e este é um mercado chave para o futuro. “O crescimento do mercado de filtros de diesel significa que os distribuidores precisam de um fornecedor com conhecimento OE, com um forte know-how em tecnologia, uma gama completa e produtos de qualidade. É isso que a Sogefi tem para oferecer”, explica Andrea Taschini.

Sobre o futuro este responsável não tem dúvidas de que Portugal é um mercado essencial. “O nosso objetivo é continuar a investir em Portugal, tanto em recursos humanos como em marketing. O mercado português já sofreu grandes alterações na sua estrutura depois de ter consolidado a estrutura de distribuição. Hoje, em Portugal, existem apenas alguns grandes distribuidores e achamos que essa situação vai contribuir para aumentar a nossa presença no mercado nacional.”

Share and Enjoy

Tags: ,


About the Author



Back to Top ↑

Email
Print