Schaeffler. Trabalha na desativação de cilindros em motor tricilíndrico


Data: 29 Julho, 2014

A desativação de cilindros é uma medida de poupança de combustível que está a ficar na moda nos últimos tempos. A Schaeffler é uma das empresas que está por trás desta tecnologia como fornecedor de componentes e, de acordo com esta empresa, está a trabalhar neste momento em adaptar a tecnologia de desativação de cilindros para motores de três cilindros, a nova tendência para veículos citadinos, pequenos familiares e compactos.

Imaginar motores de quatro cilindros com desativação de cilindros é fácil e funciona já, por exemplo, no motor 1.4 a gasolina do Grupo Volkswagen. Mas para motores com menos de quatro cilindros as coisas, teoricamente, complicam-se as contas, uma vez que essas mecânicas são, regra geral, mais desequilibradas. É certo que a Ford, através do seu motor 1.0 EcoBoost deu um enorme passo em frente no que diz respeito ao funcionamento deste tipo de motores, mas ainda é uma tecnologia com alguns problemas.

O objetivo da tecnologia de desativação de cilindros não é mais do que limitar o funcionamento do motor quando as circunstâncias não obrigam a usar o máximo rendimento da mecânica. Deste modo, em motores de quatro e oito cilindros, metade deles mantêm fechadas as válvulas de admissão e escape para que os pistons continuem a girar em vazio sem oferecer apenas resistência ao avanço dos restantes pistons.

A ideia é simples: quando o veículo circula a velocidade de cruzeiro a utilização da potência é de apenas 25% em termos gerais. Por isso, para quê usar o total dos cilindros se metade deles fazem, sem problema, esse trabalho?

Sob este princípio, a Schaeffler está a trabalhar junto de alguns construtores no desenvolvimento de motores de três cilindros capazes de trabalhar apenas com dois sempre que a necessidade de potência seja baixa. Ao incorporar esta tecnologia em motores de três cilindros, a poupança de combustível será de 3%, sendo esta uma tecnologia compatível com todas as outras que tenham em vista melhorar o rendimento destas mecânicas, garante a Schaeffler.

 

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