Pesados

Published on Outubro 30th, 2017 | by Carlos Moura

0

Renault Trucks – Bulgária vence final do Optifuel Challenge

O concorrente da Búlgaria, Plamen Ivanov, venceu a quarta edição da competição de condução económica Optifuel Challenge, organizada pela Renault Trucks.

Mais três mil candidatos, em representação de 2300 empresas de 29 países participaram na quarta edição da competição de condução económica Optifuel Challenge, organizada pela Renault Trucks. A final internacional, que reuniu os vencedores das etapas nacionais, sagrou-se na cidade espanhola de Toledo, num dia de condições meteorológicas adversas.

A competição dividiu-se em duas partes: os finalistas responderam a um questionário teórico de avaliação dos seus conhecimentos de condução ecológica, correspondente a 10% da pontuação final; em seguida, sentaram-se aos comandos de um camião T480 Optifuel da Renault Trucks para um teste de condução em estrada com cerca de 40 minutos de duração.

A vitória na edição de 2017 do Fuel Challenge acabou por sorrir ao búlgaro Plamen Ivanov, que levou a melhor sobre os concorrentes dos restantes 28 países. No segundo lugar terminou o romeno Adrian Ţintea e no terceiro lugar o luxemburguês Jochen Becker. O representante português, Bruno Martins, da empresa Transportes Coelho Mariano, classificou-se na 13ª posição. O vencedor nacional confessa que nunca tinha participado num evento com esta dimensão, admitindo que o seu resultado ficou aquém da expetativa. O júri do concurso deu uma maior importância à velocidade média, enquanto o nosso representante apostou mais num baixo consumo de combustível, levantando o pé. “Isso influenciou o resultado final”. Não obstante, Bruno Martins refere que o “balanço desta sua presença foi positivo” e voltaria a “repetir a experiência”. Para as empresas, a participação dos motoristas é importante porque terão oportunidade de partilhar com os colegas de profissão alguns conhecimentos adquiridos nesta experiência, designadamente ao nível da utilização eficiente do sistema de travagem ou da rentabilização do consumo de combustível.

Tags: , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑