Notícias

Published on Julho 6th, 2017 | by Carlos Moura

0

Renault – Kangoo ZE oferece maior autonomia

A Renault introduziu uma nova bateria no Kangoo ZE, que permite aumentar a autonomia em aproximadamente 50%, de 170 para 270 quilómetros. A nova proposta chega a Portugal em setembro.

O comercial ligeiro elétrico mais vendido da Europa, com mais de 25 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento em outubro de 2011, vai passar a estar disponível, a partir de setembro, com uma nova bateria de 33 kWh. Em conjunto com um novo motor, um novo carregador e a integração de uma bomba de calor para climatização, passa a oferecer uma autonomia de 270 quilómetros em ciclo NEDC (New European Driving Cycle), o que corresponde a cerca de 200 quilómetros em condições reais de utilização.

A nova bateria do Renault Kangoo ZE foi desenvolvida em parceria com a LG Chem e tem uma maior densidade energética e, por consequência, uma maior capacidade de armazenamento, mantendo, no entanto, as mesmas dimensões e o volume útil de carga. Segundo a Renault, este aumento da densidade energética foi obtido graças ao desenvolvimento da química das células da bateria.

O Renault Kangoo ZE recebe um novo motor R60 de 44 kW, que deriva do motor R90 do ZOE, que é mais eficiente em termos energéticos e beneficia de uma gestão eletrónica do veículo em andamento. Esta combinação de tecnologias limita o consumo elétrico do veículo em andamento – a marca anuncia 16,2 kWh/100 km -, mantendo a sua potência.

O Kangoo ZE estreia uma bomba de calor, ligada ao ar condicionado, que preserva a autonomia com tempo frio, permitindo melhorar a autonomia porque diminui o recurso a resistências elétricas, que consomem energia. Além disso, o sistema de pré-climatização possibilita o aquecimento ou o arrefecimento prévio do veículo quando está em carregamento.

Tags: ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑