PSA – Parcerias para a conectividade


Data: 4 Janeiro, 2017

A PSA celebrou uma parceria com a Ericsson e a Orange, com o intuito de testar a tecnologia da rede 5G aplicada à viatura conectada no âmbito da iniciativa “Towards 5G”.

O Grupo PSA uniu-se à Ericsson e à Orange para testar a tecnologia 5G com vista à sua potencial aplicação ao automóvel. A parceria em torno da conectividade automóvel “Towards 5G” pretende alavancar a tecnologia 4G para uma evolução 5G, em resposta aos requisitos da conectividade automóvel, tais como os sistemas de transporte inteligente (ITS, Intelligent Transport System), de forma a melhorar a segurança rodoviária, bem como criar novos serviços dedicados ao automóvel e para uma utilização in-car.

Em termos técnicos, a parceria está centrada nas arquiteturas Vehicle-to-Vehicle (V2V) e Vehicle-to-Everything (V2X) e na performance em tempo real, necessárias à implementação de um ITS e dos serviços conectados em veículos. Os primeiros testes baseiam-se na tecnologia LTE, para, de seguida, evoluírem para as tecnologias LTE-V e 5G.

Os primeiros casos de utilização de ITS cooperativo estão já identificados e estão atualmente a ser testados a bordo de diversos veículos em França. Os testes abrangem dois tipos de utilização: «see through» entre dois veículos conectados na mesma estrada (em que um veículo que precede outro veículo e assinala a presença de um objeto na estrada), e «Emergency vehicle», com vista a lançar um aviso em tempo real da aproximação de um veículo de emergência.

Ao longo de 2017 serão realizados outros testes no âmbito desta iniciativa de investigação.

A iniciativa “Towards 5G” irá permitir aos três parceiros partilhar competências em matéria de veículos conectados, a fim de responder aos desafios representados pelos serviços de mobilidade e a denominada Internet of Things (IoT).

A Ericsson fornece o equipamento rádio e uma rede central virtualizada distribuída, que permitirá funções de fragmentação (slicing) de rede, bem como um serviço inteligente e geo-mensagem.

A Orange fornece a rede móvel e o espectro associado, destinado ao local de testes, bem como a conectividade a bordo que integra as aplicações para utilização dentro de um veículo.

O Grupo PSA está encarregue de definir as necessidades de cada tipo de utilização, a integração da arquitetura incorporada e a validação da experiência do cliente.

Graças a esta colaboração, os parceiros irão desenvolver uma visão abrangente das exigências para que uma infraestrutura 5G possa ser compatível com as necessidades da indústria dos veículos conectados. A parceria permitirá ainda identificar o potencial para novos serviços e casos de utilização que irão contribuir para o incremento da segurança rodoviária e de uma melhor qualidade de serviço para os clientes finais.

Como explica Carla Gohin, Diretora de Pesquisa, Inovação e Tecnologias Avançadas do Grupo PSA, «os serviços de conectividade IoT são uma forma essencial para a melhoria da experiência de utilização dos nossos clientes, que atualmente exigem níveis sem precedentes de conforto e de conveniência, bem como serviços personalizados a bordo dos seus veículos.»

Para Mari-Noëlle Jégo-Laveissière, Diretora Executiva de Inovação, Marketing e Tecnologias da Orange, «o veículo conectado faz parte dos nossos eixos estratégicos no campo da IoT, juntamente com a casa conectada, a cidade inteligente, a e-saúde e a indústria 4.0. Os construtores de automóveis esperam da nossa parte as soluções de conectividade de que necessitam para a gestão remota da manutenção ou para a atualização permanente do software dos sistemas presentes a bordo. Ao juntarmo-nos à Ericsson e ao Grupo PSA, estamos a combinar as nossas capacidades e competências para criar serviços inovadores com base na tecnologia 5G, com a perspetiva de implementação da nova tecnologia 5G em 2020.»

Franck Bouétard, Presidente e Diretor Geral da Ericsson France, conclui que «graças à banda larga, à melhor latência, à segurança reforçada e à capacidade de fragmentação da rede, a tecnologia 5G desempenhará um papel preponderante nos sistemas de transporte do futuro no que diz respeito às entidades envolvidas na indústria automóvel. Nesta associação à PSA e à Orange, dois protagonistas nas respetivas indústrias, estamos totalmente empenhados em oferecer os níveis de segurança e proteção pretendidos, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e inteligente.»

Partilhar