Novas tecnologias e parcerias para o futuro da condução

Texto: Nuno Freitas Faria
Data: 17 Janeiro, 2018

Novos sistemas de localização e serviços de mapas são a aposta da TomTom e direção à condução 100% autónoma e conectada.

No decorrer do CES 2018, a TomTom anunciou o lançamento de novas tecnologias e parcerias com o objetivo de inovar e desenvolver a condução do futuro, continuando o trabalho dentro da condução autónoma. Desta forma, a TomTom anunciou os serviços TomTom AutoStream e  TomTom MotionQ para veículos autónomas, assim como parcerias com a Baidu e a Qualcomm.

 

O TomTom AutoStream é apresentado com um serviço de mapas que possibilita os veículos autónomos e os mais avançados sistemas de assistência à condução o desenvolvimento de um horizonte para a estrada diretamente em frente, através de streaming dos mais recente dados de mapeamento. Desenvolvido em conjunto com a Baidu e a Zenuity, este sistema garante que o mapa utilizado está sempre atualizado, conferindo um maior conforto e segurança aos condutores.

Já o TomTom MotionQ, desenvolvido também a pensar na condução autónoma, destaca-se como um conceito único de condução preditiva, que garante o maior conforto aos passageiros em veículos autónomos. Através de um conjunto de pistas visuais, este sistema permite aos passageiros antecipar o movimento do veículo com o uso de sobreposições intuitivas no painel central, transmitindo a intenção de movimento do veículo. Este sistema está já em demonstração no Rinspeed Snap, um protótipo de um robot-táxi apresentado no CES 2018.

 

Em parceria com a Qualcomm, a TomTom encontra-se a trabalhar em novas tecnologias de localização para a condução autónoma, através do Mapa HD da TomTom e as inovações de câmara de dados de GPS da plataforma Qualcomm Drive Data, o que permite a geração de localizações precisas para veículos autónomos e aplicações para carros conectados.

Partilhar