Nova família de pneus para Lamborghini Urus

Texto: Nuno Freitas Faria

Três gamas de pneumáticos desenvolvidos especialmente para o Super SUV da Lamborghini asseguram o máximo conforto e segurança nas mais variadas condições.   

A Pirelli desenvolveu três tipos de pneus especialmente para o recém apresentado Lamborghini Urus, primeiro Super SUV alguma vez criado. As famílias P Zero, P Zero Corsa e Scorpion podem equipar o mais recente modelo da Lamborghini, numa gama de medidas que vai das 21 às 23 polegadas.

O desafio é evidente e, dada a versatilidade do novo Super SUV, capaz de atingir os 100 km/h em 3,6 segundos e com uma velocidade máxima de 305 km/h, a Pirelli não poderia apenas desenvolver um único modelo de pneus para o mais extremo SUV alguma vez fabricado. Desta forma, as três principais referências da Pirelli foram adaptadas para enfrentar os mais diversos estilos de condução.

A gama P Zero enquadra-se nas necessidades dos amantes das elevadas prestações, enquanto que a família P Zero Corsa foi adaptada para voltas ardentes em circuitos. Já o modelo Scorpion foi desenvolvido para aventuras fora de estrada, estando disponível nas versões Summer, Winter e All Season, contando também com a variante All Terrain.

A elevada versatilidade do Urus fez com que desafios técnicos surgissem durante o desenvolvimento dos pneumáticos adequados para o SUV mais radical alguma vez produzido. A elevada exigência em termos de tração e aderência, tanto em piso seco como molhado, resistência a furos e condução fora de estrada foram os principais alvos das atenções dos engenheiros da Pirelli.

O resultado são uns pneus rápidos em circuito, capazes de manter a versatilidade em condições atmosféricas menos favoráveis ou até mesmo fora de estrada, tudo isto sem comprometer o conforto e a segurança.

Partilhar