Notícias

Published on Maio 9th, 2017 | by Jose Manuel Costa

0

Mitsubishi valida conCANTER na Maratona Hey! Hackaton

Plataforma inovadora que usa dados recolhidos à distância para detetar avarias precocemente e agendar a reparação, foi a proposta vendedora saída da maratona tecnológica Hey! Hackaton e que a Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) validou.

Chama-se conCANTER este sistema idealizado por uma equipa de alunos das faculdades de Engenharia do Porto e Minho. No segundo lugar ficou outra equipa do Porto, desta feita do Instituto Superior de Engenharia e, em terceiro, uma formação de alunos do Instituto Superior Técnico.

O Hey!Hackaton desafiou 120 jovens, quase o dobro de 2016, a desenvolver novas soluções em três áreas: “Connected Product”, “Connected Process” e “Connected People”. Aderiram dez instituições do ensino superior de norte a sul de Portugal, destacando-se as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa e Évora.

O evento também teve uma face humanitária e foram recolhidos 662 quilogramas de alimentos, angariados pelos colaboradores da MFTE, CEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) e alunos, com aquelas duas entidades organizadoras a duplicarem essa quantidade e a entregar mais de 1,3 toneladas de alimentos à delegação de Abrantes do Banco Alimentar.

Jorge Rosa, CEO da MFTE, fez um balanço “muito positivo. Os objetivos estão, de facto, cumpridos e estamos muito satisfeitos. Esta abertura à comunidade estudantil resultou em pleno. Tivemos excelentes ideias e uma lufada de ar fresco na empresa. O Hey! Hackaton pode evoluir para a internacionalização já em 2018.”

Também presente, o Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, salientou que esta parceria entre a MFTE e o CEiiA “é um exemplo nacional e que fará com que esta geração possa ser mais empreendedora. Aprender é um esforço que vale a pena!”

Tags: , , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑