Michelin. Pneu X Radial de moto festejou 25 anos


Data: 3 Janeiro, 2013

Foi em 1987 que a Michelin introduziu os pneus radiais nas motos, o que permitiu também uma grande evolução nos motores.

O pneu de série Michelin X Radial de moto festejou em 2012 um quarto de século. Quando, em 1987, a Michelin comercializou o seu primeiro pneu radial de estrada para moto da história, causou uma revolução no mundo das duas rodas. Desde então, os componentes e motorizações das motos puderam dar um salto para a frente sem precedentes.

Vinte e cinco anos mais tarde, esta inovação da Michelin continua a sua expansão. O movimento iniciado em 1946 quando a Michelin registou a patente do pneu radial para ligeiros prolongou-se durante todo este tempo. Sendo assim, em 2013, a Michelin vai lançar quatro pneus de moto de estrutura radial: Power Super Sport, Pilot Power 3, Anakee 3 e Pilot Street radial. Estarão disponível nos mercados de todo o mundo.

Três anos antes de aparecerem pela primeira vez em competição em 1984, a Michelin decidiu lançar no mercado o pneu radial para moto. Em 1987, os pneus Michelin A59X e M59X marcaram o início da verdadeira revolução no segmento de altas performances, permitindo aos pilotos explorar totalmente o potencial dos novos motores da época. Atualmente, todas as motos de estrada, desportivas e superdesportivas equipam pneus radiais.

Sem o pneu radial, a evolução da potência dos motores das motos de competição teria sido inútil, pois os pneus convencionais de estrutura diagonal não teriam sido capazes de suportar os 1.000 cc dos motores atuais. Os pneus radiais foram os elementos fundamentais que permitiram acelerar os progressos técnicos para as motos de competição e as de série, tanto do ponto de vista da rigidez da torção dos componentes como da potência desenvolvida pela motorização.

Partilhar