Michelin anuncia crescimento de 1,4% no primeiro trimestre


Data: 2 Maio, 2018

O Grupo Michelin obteve um crescimento de 1,4% no volume de negócios no primeiro trimestre de 2018. Pneus de turismo / comerciais e pesados registou uma ligeira quebra, mas os pneus de especialidades viram a procura aumentar.

O Grupo Michelin registou um volume de negócios de 5200 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, o que representa um crescimento de 1,4% a taxas de câmbio constantes. No segmento de pneus de turismo / comerciais ligeiros e camião verificou-se uma ligeira descida que se deve à diminuição da procura de equipamento de origem nos mercados chinês e norte-americano, assim como uma diminuição da procura de pneus de substituição relativamente ao ano a anterior devido às antecipações de compras no primeiro trimestre.

Comportamento oposto teve o segmento de pneus de especialidades (mineração, engenharia civil, construção, agrícola, duas rodas, avião e materiais de alta tecnologia) que alcançou um crescimento de 5,5%.

O Grupo Michelin destaca ainda o efeito preço-mix favorável no primeiro trimestre (1,1%), resultante de uma rigorosa gestão de preços, e o efeito de paridade fortemente desfavorável como consequência do fortalecimento do euro.

O Grupo Michelin anunciou o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição amigável sobre a Fenner PLC e a criação de uma joint-venture com a Sumitomo Corporation of Americas, em linha com a estratégia do Grupo.

Relativamente ao ano de 2018, as perspetivas da Michelin apontam para um ligeiro crescimento do mercado de pneus de Turismo/Comerciais Ligeiros e uma estabilidade no mercado de camião. O mercado de pneus de mineração deverá manter um crescimento significativo.

Os efeitos cambiais continuarão a ser fortemente desfavoráveis ao longo de todo o ano, com um impacto estimado de -350 milhões de euros no resultado operacional de atividades correntes (-250 milhões de euros no primeiro semestre).

Durante o resto do ano, os volumes do Grupo serão impulsionados ​​por uma nova organização mais próxima do cliente, com inúmeros lançamentos de produto, e beneficiarão de bases comparativas mais favoráveis. O Grupo continuará a gerir os preços, com o objetivo de garantir as margens das suas unidades de negócio em mercados cada vez mais competitivos.

A Michelin confirma os seus objetivos de crescimento em volume para o ano de 2018, em linha com a evolução mundial dos mercados, de um resultado operacional de atividades correntes superior ao de 2017, excluindo os efeitos das taxas de câmbio, e a geração de um cash-flow livre estrutural superior a 1100 milhões de euros.

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