Notícias

Published on Dezembro 5th, 2016 | by Carlos Moura

0

Mercedes-Benz – Tecnologia “Digital Light” revoluciona faróis

A Mercedes-Benz desenvolveu uma tecnologia de iluminação, “Digital Light”, que não só permite melhorar a eficiência, como também comunicar com os outros utilizadores das vias públicas.

A Mercedes-Benz desenvolveu a tecnologia Digital Light, que consiste em faróis dotados de iluminação digital de elevada definição, permitindo projetar símbolos na estrada. O construtor alemão refere que esta tecnologia “revolucionária de faróis” permite iluminar com a máxima eficiência, facilita a comunicação e é pioneira na assistência ao condutor. A nova geração de lâmpadas HD da Mercedes-Benz inclui “chips” que funcionam com mais de um milhão de microespelhos, isto é, mais de dois milhões no total por veículo. O controlo lógico inteligente exigido para as funções dinâmicas das luzes foi desenvolvido pela própria Mercedes-Benz. Os algoritmos recebem informações detalhadas relativas à envolvente do veículo, a partir de sensores, e calculam em tempo real o nível de iluminação para cada um dos dois milhões de pixéis. Este dinamismo e precisão dão a este sistema inteligente inúmeras possibilidades para distribuir a luz.

Além disso, os sensores, que incluem câmaras ou um radar, detetam igualmente os outros utilizadores das estradas, enquanto computadores potentes avaliam os dados como também os mapas digitais em milissegundos e dão instruções aos faróis para adaptarem a distribuição de luz em todas as situações. Isto permite otimizar a visibilidade do condutor sem encandear os outros utilizadores das estradas, assim como a introdução de funções inovadoras de segurança.

Esta tecnologia permite ainda guiar e apoiar o condutor em situações críticas como trabalhos nas estradas onde a via ficou mais estreita. O sistema possibilita projetar traços de luz na estrada para substituir a marcação que desapareceu. Por outro lado, também possibilita o envio de mensagens luminosas, como indicadores de direção ou avisos para a estrada. A Mercedes-Benz acrescenta que o “Digital Light” terá a capacidade de estabelecer a comunicação entre o veículo e os outros utilizadores das vias públicas no futuro, projetando símbolos luminosos ou passadeiras para peões. O “Digital Light” proporciona uma contribuição importante para a segurança rodoviária e módulos para acidentes zero nas estradas ou a condução autónoma.

O projeto “Dual Light” foi apresentado em 2015 no protótipo F015 como uma visão e agora está a ser implementado em veículos de demonstração, devendo ser introduzido comercialmente num futuro próximo.

Tags: , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑