Pesados

Published on Setembro 14th, 2017 | by Carlos Moura

0

Mercedes-Benz – Apoio à campanha “Camiões e o ângulo morto”

Para promover a segurança rodoviária relacionada com veículos pesados junto das camadas mais jovens, a Mercedes-Benz Charter apoio a campanha “Camiões e o ângulo morto”.

A Mercedes-Benz CharterWay apoiou a campanha anual “Camiões e o ângulo morto”, que teve lugar em Berlim. A iniciativa teve como objetivo promover a segurança rodoviária junto das camadas mais jovens, designadamente os riscos que podem envolver os veículos pesados. A iniciativa envolveu 116 crianças de escolas primárias da capital alemã e contou com o apoio da polícia de Berlim.

A Marcedes-Benz CharterWay cedeu dois camiões da gama Actros para esta iniciativa, que permitiram às crianças tomar contacto com várias situações de trânsito sob uma perspetiva diferente, aprendendo a dimensionar os perigos em função de uma regra básica: “Se não consigo ver o motorista, ele também não me vê”.

Para auxiliar os mais jovens a avaliar a dimensão do camião, a perceção do motorista e o ângulo de visão nos vários espelhos, as crianças foram autorizadas a subir ao banco do motorista e ficaram surpreendidas ao verificar que existem áreas diretamente na frente, atrás ou de lado do camião que não são visíveis do banco do condutor em determinadas situações.

Com o objetivo de melhorar a segurança ativa, a Mercedes-Benz tem vindo a introduzir vários sistemas nos camiões, desde o sistema de travagem antibloqueio (ABS) até ao sistema de assistência de travagem de emergência (Active Brake Assist), que já vai na sua quarta geração.

A partir deste ano, os camiões Mercedes-Benz Actros poderão ser equipados como o Active Brake Assist, que alerta o motorista quando deteta colisões iminentes com peões em movimento e inicia a travagem parcial dentro dos limites do sistema. Para o efeito foi dotado com uma tecnologia de radar de nova geração, que possibilita a deteção dos peões quando atravessam o caminho do camião ou mesmo quando saem por detrás de um obstáculo ou se movem pela calçada.

A Mercedes-Benz também é um dos primeiros fabricantes de camiões a apresentar o Assistente de Mudança de Direção com deteção de peões, que funciona em várias etapas. Se existir um objeto móvel ou imobilizado na área da curva do lado do motorista, este começa por receber um aviso luminoso – um LED com a forma de um triângulo no pilar A no lado do passageiro. Se houver risco de colisão é acionado um aviso visual e acústico, acendendo o LED por várias vezes. Após dois segundos, fica permanentemente iluminado a vermelho, soando, ao mesmo tempo, um alarme no lado onde a colisão é iminente.

Tags: ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑