MANN + HUMMEL – Filtro neutraliza emissões do StreetScooter

Texto: Nuno Freitas Faria

A Deutsche Post DHL, a StreetScooter e a MANN+HUMMEL participaram na conceção do primeiro veículo neutro em emissões, graças a um novo sistema de filtro de partículas.

Ao contrário daquilo que se pode pensar, os veículos elétricos não estão completamente livres de emissões, uma vez que existe a libertação de partículas para a atmosfera devido à abrasão da estrada, aos travões e aos pneus. Para contrariar este facto, o especialista em filtragem MANN+HUMMEL, em parceria com a Deutsche Post DHL e a StreetScooter, desenvolveu um filtro de partículas de pó finas, garantindo uma libertação neutra de partículas.

Como plataforma de teste, os módulos do filtro serão instalados em cinco veículos de teste StreetScooter que entrarão em serviço em cinco centros urbanos alemães. Caso os resultados do teste sejam positivos, espera-se que a implementação do filtro de partículas decorra em série no futuro. Em teoria, em termos de emissões, não há dióxido de carbono, óxido de azoto, ruído ou mesmo partículas.

Este filtro de partículas faz uso de um sistema de filtragem ativa, onde são instalados sopradores por trás dos filtros que direcionam o ar para os mesmo. Desta forma, mesmo quando o veículo está parado, a filtragem continuará a decorrer.

Todos os filtros encontram-se também equipados com sensores que permitem a supervisão da eficiência dos sistemas, o que permite à MANN+HUMMEL registar informações sobre o rendimento de filtragem, quantidade de ar limpo, concentração de partículas e dados meteorológicos. Estes dados são depois enviados para a nuvem onde serão visualizados através de uma interface web e posteriormente avaliados por um especialista em filtragem.

Partilhar