Kogel. Vantagens dos semirreboques longos apresentadas ao Parlamento Europeu


Data: 13 Fevereiro, 2015

Os deputados da União Europeia e os membros das Comissões de Transporte e do Ambiente apoiam as conclusões da Kogel relativamente aos benefícios económicos, ecológicos e para o trânsito rodoviário que representam os semirreboques longos.

O Kogel reuniu-se com membros do Parlamento Europeu e também responsáveis das Comissões de Transportes e de Ambiente para explicar as vantagens que os semirreboques longos com mais 1,3m (para um comprimento total de 17,8m) representam em comparação aos megacamiões (com um total de 25,25m). Através da comparação de modelos à escala real, foram apresentados os benefícios económicos e ambientais que esta alternativa representa, já que permitem poupar 10% nos consumos de combustível e reduzir em igual percentagem a quantidade de CO2 emitido para a atmosfera.

Os responsáveis da Kogel, representados por Volker Seitz, demonstraram como apesar com comprimento inferior em sete metros aos megacamiões, as soluções com semirreboques longos conseguem oferecer mais sete toneladas de capacidade de carga. Em comparação aos reboques convencionais, estas versões mais compridas conseguem alcançar um volume de carga superior em dez metros cúbicos, o que permite, por exemplo, transportar mais oito paletes. Por isso mesmo é referido que entre os benefícios económicos que as empresas podem obter com os semirreboques longos está uma relação de consumo de combustível/palete mais baixa, fator que aumenta a sua competitividade. Outra vantagem que a Kogel indica que estes semirreboques oferecem é que, pelas suas características, não é necessário proceder a alterações na estrutura física das vias de transporte para a circulação destes veículos, podendo utilizar os mesmos espaços de estacionamento e saídas de emergência que os meios de transporte de mercadorias convencionais.

Após ter discutido o tema com membros do Parlamento Europeu e das Comissões de Transporte e do Ambiente, a Kogel refere que os seus interlocutores se mostram entusiasmados com o inovador conceito de transporte de bens que é oferecido pelos semirreboques longos. Volker Steiz, que representou a Kogel nestes encontros, disse que o motivo para a receção positiva às propostas da empresa se deve ao facto desta nova modalidade de transporte de mercadorias “cumprir todos os requisitos de relevo: sustentabilidade, intermodalidade, redução de CO2 e aceitação por parte do público”.

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