IPO. Em 2013 baixou a taxa de reprovações [relatório completo]


Data: 29 Janeiro, 2015

A TURBO OFICINA divulga os dados do relatório das inspeções automóveis, da responsabilidade do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Uma das ferramentas importantes para analisar o mercado automóvel é o resultado das inspeções periódicas obrigatórias. Os dados referentes ao ano de 2013, compilados pelo IMT, foram divulgados e além de mostrarem o que se passou nesse ano, fazem também a comparação com os anos anteriores. É importante tirar conclusões e há dados que são importantes tanto para as marcas, como para as oficinas, em especial no que diz respeito às principais causas para a reprovação de veículos e a sua evolução ao longo dos últimos cinco anos.

Um dos indicadores mostra que, em 2013, o número de inspeções realizadas foi o mais baixo desde 2009 – no total, 5,602.955. Mas nos últimos cinco anos nunca a taxa de reprovação foi tão baixa (12,06%), sendo que em 2009 essa taxa era de 17,51%, o que mostra a elevada redução das reprovações.

Se olharmos por categoria de veículo, os ligeiros são os que têm a menor taxa (11,59%),  enquanto os pesados de mercadorias são os veículos que mais chumbam (15,20%). Um valor preocupante é também o que se passa com os pesados de passageiros, uma vez que transportam centenas de passageiros e que apresentam uma taxa de reprovação de 12,54%.

No que diz respeito às principais causas de reprovação em 2013, nos ligeiros de passageiros as luzes e equipamentos elétricos foram responsáveis pelo maior número de selos vermelhos (23,55%), seguidos por problemas na suspensão e pneus (19,80%) e pelo escape e ruídos (16,99%). Já nos comerciais ligeiros a principal causa de reprovação foram também as luzes e equipamento elétrico (24,22%). Nos pesados de passageiros o principal problema está ligado aos travões (25,82%), nos pesados de mercadorias o maior problema está nas luzes e equipamentos (30,31%) e nos reboques e semirreboques o principal motivo de chumbo são os travões (42,81%).

Analisando a evolução nos últimos anos vemos, por exemplo, que os problemas com travões têm diminuído, em sentido oposto ao que tem acontecido com direção, suspensão e pneus e escape.

Clique aqui para descarregar o relatório completo referente ao ano de 2013 e também aos últimos cinco anos.

 

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