Especialista

Published on Abril 1st, 2015 | by Cláudio Delicado

0

Impoeste. Novo representante da Nexa Autocolor

Desde o início de 2015 que a Impoeste passou a ser o representante exclusivo em Portugal da Nexa Autocolor, depois de terem chegado a bom porto as negociações com o Grupo PPG.

TEXTO E FOTOS PAULO HOMEM

Tendo sempre como missão o crescimento da empresa e do seu volume de negócios, a Impoeste encetou negociações com um novo parceiro de negócio, neste caso com o gigante Grupo PPG (num acordo que envolveu também a compra dos ativos da empresa Sotinco Refinish), que lhe permitisse atingir tal objetivo.

Depois de tantos anos a trabalhar a marca DuPont, entretanto convertida em Cromax, a Impoeste passou assim a representar em Portugal, como importador exclusivo, a Nexa Autocolor. Sendo uma área de negócio que domina totalmente, este é sem duvida um novo rumo para a empresa de Torres Vedras, já que
assumiu os ativos humanos e comerciais do anterior representante da Nexa Autocolor, nomeadamente distribuidores e clientes, como também alguns profissionais que já conhecem a marca há muitos anos. O momento agora é de converter os tradicionais clientes Impoeste, num processo que já está a decorrer e que passa pela instalação de máquinas nas oficinas para trabalhar com os produtos Nexa Autocolor.

“A rede de distribuidores da Nexa é maior e tem uma forte incidência local, o que nos permite alargar a rede de distribuição da Impoeste e, consequentemente, o número de clientes, pois salvo alguma exceção todos os que já eram nossos distribuidores e clientes se irão manter connosco”, começa por afirmar Luís Santos. Sobre as implicações diretas que esta nova fase da empresa acarreta, este responsável reconhece: “existiam formas diferentes de trabalhar e de abordar o mercado na Impoeste e no anterior importador e, por isso, vai haver uma fase de transição, que está a ser muito trabalhosa mas muito gratificante e que já está a dar os seus frutos”.

MARCA LÍDER DE MERCADO
Não tendo em Portugal a dimensão que tem noutros mercados, por exemplo em Espanha e em Inglaterra, onde é líder, a Impoeste pretende fazer um trabalho muito forte com a marca Nexa Autocolor, que a leve também ao reconhecimento e liderança no mercado português. Esta é também uma das intenções do Grupo PPG. “Existem objetivos muito bem definidos sobre os interesses comuns da Impoeste e do Grupo PPG relativamente à marca Nexa, que passam por ser a marca de tintas número em Portugal”, afirma Luís Santos, mesmo reconhecendo as dificuldades existentes num mercado cada vez mais competitivo e aguerrido.

Depois de tantos anos a “viver” uma outra marca, a abordagem a uma nova marca dentro da empresa está a ser encarada com muita expectativa. “A Nexa Autocolor é claramente a marca do Grupo PPG com maior importância e quota de mercado a nível europeu”, diz Luís Santos, que explica que, “em termos
tecnológicos, trata-se de um marca de topo com inovações muito importantes, que investe muito em investigação e desenvolvimento, que tem uma excelente gama de produtos e que está presente em mais de 150 países e possui uma relação de confiança e homologação com as principais marcas automóveis mundiais”.

No entender do responsável da Impoeste, estando a empresa habituada a lidar e a trabalhar com grandes marcas, a diferença no mercado não se fará tanto do ponto de vista do produto mas sim do serviço. “A grande diferença será o serviço e é isso que queremos também trazer à Nexa Autocolor em Portugal”, explica Luís Santos.

FORMAÇÃO
Uma das áreas em que a Impoeste vai reforçar bastante (depois de o já ter feito em 2013 e 2014) é a da formação, quer para os distribuidores, quer para os clientes finais. “Estamos já a investir bastante na formação ao nível do produto, quer no cliente quer trazendo-os às nossas instalações”, afirma
o responsável da Impoeste, dizendo que “a própria marca disponibilizou e vai continuar a disponibilizar técnicos que irão ajudar muito na implementação, através da formação, da marca Nexa Autocolor em Portugal, nomeadamente naqueles que já eram nossos clientes no passado e que ainda têm algum desconhecimento dos produtos da nova marca”.

Dispondo já de um centro de formação com excelentes condições técnicas, a Impoeste decidiu mesmo assim renovar tecnologicamente o mesmo, assim como (e acima de tudo) em termos de funcionalidade.

OUTRAS REPRESENTAÇÕES
Apesar do novo acordo que a Impoeste fez com o Grupo PPG para comercializar a marca Nexa Autocolor em Portugal, não houve alterações no restante lote de representações da empresa de Torres Vedras.

A empresa continua a apostar forte na marca Sata, ao nível das pistolas de pintura, bem como nos consumíveis com a EMM (nomeadamente através da Colad) e nos abrasivos com a multinacional Norton. Para além destas marcas preferenciais ao nível dos produtos complementares da pintura, a Impoeste disponibiliza ainda outras marcas de consumíveis, ferramentas e equipamentos, mantendo-se, dessa forma, como um fornecedor global na sua área de negócio.

 

Caixa

“SER LÍDER DE MERCADO”
Um dos grandes objetivos da Impoeste é ser “claramente o líder de mercado em Portugal em tintas para automóveis com a marca Nexa Autocolor”, assegura Luís Santos, responsável comercial da Impoeste. Sendo já líder em Espanha, os objetivos do Grupo PPG com a marca Nexa Autocolor passam também pelo crescimento em Portugal, mas “sabemos que existe muito trabalho a fazer em termos de divulgação da marca e da imagem da própria marca nas oficinas, que são aspetos que estão a ser trabalhados”, explica o responsável da Impoeste.

 

CONTACTOS
IMPOESTE
RESPONSÁVEL LUÍS SANTOS
TELEFONE 261 337 250
E.MAIL geral@imposte.com
WEBSITE www.impoeste.com

 

ARTIGO PUBLICADO NA TURBO OFICINA 34 (MARÇO 2015). Leia toda a edição neste link.

 

impoeste3

impoeste5

impoeste4

Tags: , , , , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑