Google. Parceria com a Fiat-Chrysler na condução autónoma


Data: 12 Maio, 2016

O grupo italo-americano e o gigante cibernético assinaram um acordo “único” que vai começar a testar a condução sem intervenção humana já no próximo ano.

A Google e a FCA (Fiat-Chrysler Automotive) assinaram um acordo de parceria que visa o desenvolvimento de veículos autónomos, estando previsto o início da fase de testes já em 2017 com recurso ao modelo Chrysler Pacifica Hybrid. Ambas as empresas destacam o pioneirismo desta colaboração, já que é a primeira vez que a Google trabalha diretamente com um fabricante automóvel na integração dos seus sistemas de piloto automático, incluindo os sensores e software, num modelo de produção em larga escala.

Este acordo cumpre ainda outro objetivo, pois vai permitir duplicar a frota de protótipos de testes da Google, algo que a companhia considera essencial para acelerar o desenvolvimento da tecnologia. Inicialmente a FCA vai fabricar 100 protótipos de testes, ficando a Google responsável posteriormente pela integração dos sensores e software. Esta parceria está a ter como “Quartel-General” a fábrica do Grupo FCA situada no Michigan.

Por: Nuno Fatela

Partilhar