Goodyear vence prémio “Conquista ambiental do ano”

Texto: Nuno Freitas Faria
Data: 9 Março, 2018

O trabalho realizado pela Goodyear em parceria com a United Soybean Board foi reconhecido durante a Expo de Tecnologia de Pneus.

A Goodyear Tire & Rubber Company recebeu durante a Expo de Tecnologia de Pneus o Prémio Internacional de Tecnologia de Pneus para a Inovação e Excelência. Esta distinção, atribuída na categoria “Conquista Ambiental do Ano” representa um grande passo para a Goodyear na aplicação de óleo de soja no composto da banda de rolamento dos pneus, o que permitirá futuramente substituir o tradicional óleo de petróleo.

O trabalho desenvolvido para melhorar a performance dos pneus, em colaboração com a United Soybean Board, encontra-se já a ser aplicado em dois novos pneus da Goodyear: Assurance WeatherReady e o Eagle Enforcer All Weather. Segundo Chris Helsel, Diretor de Tecnologia da Goodyear, este trabalho com a United Soybean Board apresentou-se como um desafio único, mas que se revelou como uma oportunidade de desenvolver pneus com uma performance de nível superior.

Depois de muita investigação, a Goodear chegou à conclusão que o óleo de soja pode melhorar a flexibilidade dos pneus a baixa temperatura, ajudando a borracha a permanecer flexível em climas mais frios, aumentado assim a tração. Em adição, este óleo revelou ser relativamente miscível com compostos de borracha, reduzindo o consumo de energia e melhorando a eficiência no fabrico de pneumáticos.

“A inovadora industrialização da tecnologia de óleo de soja da Goodyear prova que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode beneficiar não só o meio ambiente, mas também a performance dos pneus. Creio que este tipo de inovação vantajosa para todas as áreas se tornará, cada vez, mais na norma, e, vez da exceção, na indústria de pneus do futuro,” referiu Graham Heeps, Editor da Tire Technology International e Presidente do Júri.

Partilhar