Pneus

Published on Outubro 3rd, 2017 | by Carlos Moura

0

Goodyear – Pneus inteligentes para veículos semiautónomos

A Goodyear tem vindo a testar um pneu inteligente para veículos semiautónomos, que tem a capacidade de prever o momento da sua substituição. A iniciativa está a ser desenvolvida em colaboração com a Tesloop, nos Estados Unidos, com uma frota de veículos Tesla.

A Goodyear iniciou um programa de testes com pneus inteligentes para automóveis semiautónomos, que têm a capacidade de prever o momento ideal para a sua substituição. Os pneumáticos dispõem de sensores wireless incorporados, que fazem a medição constante da temperatura e da pressão, transmitindo essa informação para base de dados da cloud da Goodyear. Em combinação com outros dados do veículo é possível melhorar as operações gerais da frota e prever o momento da manutenção dos pneus ou mesmo da sua substituição.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito de um acordo tecnológico com a Tesloop, um serviço de mobilidade entre cidades que utiliza exclusivamente veículos da marca Tesla. A Goodyear introduziu sensores wireless nos pneus das viaturas para melhorar a respetiva gestão global e maximizar o tempo de atividade da frota em crescimento. Ao abrigo deste programa com a Tesloop, a Goodyear está igualmente a ampliar as suas soluções de mobilidade para veículos de passageiros, disponibilizando manutenção e reparando os pneus enquanto os veículos da Tesloop estão nas estações de carregamento, durante o tempo imobilização planeado.

“Quando se operam automóveis durante praticamente 365 dias por ano, 7 dias por semana, 24 horas por dia, minimizar os incidentes com os pneus é fundamental para a experiência do cliente e para o modelo de negócio”, refere Rahul Sonnad, CEO da Tesloop. “Poder contar com diagnósticos baseados em dados é a chave para melhorar a eficiência de um negócio como o da Tesloop, e para permitir que os nossos veículos se convertam nos mais seguros da estrada”.

A Tesloop opera uma frota de automóveis da Tesla na Califórnia (Estados Unidos), nas cidades de Santa Barbara, São Francisco, Palm Springs e São Diego. Cada veículo percorre, em média, 27 mil quilómetros por mês. O automóvel com maior número de quilómetros é um Tesla Model S, que está em operação desde 2015, tendo atingido recentemente 482 mil quilómetros. A Goodyear tem vindo a trabalhar com a Tesloop desde janeiro de 2017, para estudar os efeitos das tecnologias autónomas sobre os pneus.

Tags: , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑