Notícias

Published on Janeiro 12th, 2017 | by José Macário

0

Goodyear – Parceria com a Tesloop

A Goodyear e a Tesloop assinaram um acordo de parceria que lhes permitirá estudar e criar um modelo do desempenho dos pneus, recorrendo à aprendizagem automática e à inteligência artificial.

A Goodyear assinou um acordo tecnológico com a Tesloop, sedeada na Califórnia, para estudar e criar um modelo do desempenho dos pneus baseado em dados gerados pelo serviço de mobilidade entre cidades. A Tesloop opera uma frota crescente de veículos semiautónomos da Tesla, que presta um serviço partilhado de transporte de passageiros em distâncias de 80 a 480 km.

Desde o seu lançamento, em julho de 2015, a Tesloop tem vindo a recolher dados a um ritmo que se aproxima, agora, dos 32 000 km por mês para cada veículo. O primeiro veículo da empresa a entrar ao serviço, um Tesla Modelo S de 2015, tem mais de 400 000 km, circulando exclusivamente com pneus Goodyear.

As futuras atividades tecnológicas incidirão na formulação e validação de modelos que permitam prever o desgaste dos pneus, através do recurso a sistemas de análise previsional e aprendizagem automática baseados na nuvem. Um outro objetivo consiste em criar ativadores acionados por dados que permitam otimizar os procedimentos de manutenção dos pneus.

“Ao potenciarmos o nosso profundo conhecimento e experiência na conceção de pneus, testes e operação de frotas, o nosso objetivo é assegurar que podemos oferecer a gama mais inovadora de tecnologias e serviços relacionados com pneus para a próxima geração de frotas de transporte de passageiros conectadas”, afirmou Jim Euchner, Vice-presidente para a Inovação Global da Goodyear. “A liderança da Tesloop na utilização de automóveis elétricos semiautónomos conectados permite-nos antever, hoje, a próxima geração da ‘mobilidade’, em que poderá ser comum um veículo percorrer 400 000 km por ano”.

“Nos próximos anos, estamos crentes que todos os principais serviços de transporte de passageiros migrarão para plataformas de veículos elétricos autónomos com supercarregamento”, referiu Rahul Sonnad, CEO da Tesloop. “Isto reduzirá drasticamente o preço do transporte por automóvel, aumentará as distâncias percorridas e permitirá que os automóveis circulem praticamente 24 horas por dia”.

Tags: , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑