Notícias

Published on Dezembro 13th, 2016 | by José Macário

0

Gates – Perguntas frequentes sobre o PTFE

Os especialistas técnicos da Gates respondem a algumas das questões normalmente colocadas pelos mecânicos e explicam as propriedades especiais das correias de distribuição fabricadas em PTFE.

Muito raramente os workshops técnicos da Gates terminam sem que seja abordada a construção das correias de distribuição de um modo geral e, de forma particular, o motivo pelo qual tantas correias de distribuição contêm politetrafluoroetileno, ou PTFE, como é mais conhecido. Estas são as respostas a algumas das perguntas mais frequentes.

O que é o PTFE e por que é usado nas correias de distribuição?

O PTFE é um material sintético de que a maioria dos técnicos automóveis já terá ouvido falar e não só por estar muitas vezes associado a artigos de cozinha antiaderentes. As características dos revestimentos de PTFE tornam‐o ideal para uso na construção de correias de distribuição. A sua elevada resistência à água, ao calor e à corrosão por produtos químicos revela‐se especialmente útil. O PTFE possui igualmente propriedades de fricção muito baixas, normalmente designadas como baixo “coeficiente de fricção”. Consequentemente, os fabricantes de veículos especificam frequentemente o uso de PTFE nas correias de distribuição concebidas como equipamento de origem (por ex. os motores TDI VAG). Também no mercado pós‐venda se tornaram cada vez mais comuns as revisões a sistemas de transmissão onde são usadas correias fabricadas com PTFE.

As correias de distribuição feitas com PTFE são melhores que as outras?

Existem benefícios ao nível do desempenho. Com cargas cada vez mais altas e temperaturas médias de funcionamento do motor que ultrapassam os 120 °C, aumenta a necessidade de correias de distribuição com maior durabilidade, com o PTFE a desempenhar um papel importante no desempenho dos sistemas de transmissão modernos. A adição de um revestimento de PTFE à cobertura em tecido do lado dentado da correia e/ou à parte traseira reduz a fricção e a abrasão, resultando numa maior resistência ao desgaste. Um outro benefício importante é o menor ruído por parte da transmissão.

O que pode dizer sobre a qualidade do PTFE usado nas correias do mercado pós‐venda?

Numa inspeção visual, não é fácil perceber que uma correia contém PTFE e a quantidade de PTFE encontrado nas correias do mercado pós‐venda pode variar muito de marca para marca. Algumas podem ter apenas uma película relativamente fina de PTFE na superfície da correia. Nesses casos, numa situação de período prolongado de cargas elevadas, bem como de tensões dinâmicas extremas na correia ou elevadas temperaturas, é muito provável que essas películas se desgastem mais rapidamente, expondo o material de tecido na base.

Numa correia de distribuição fabricada pela Gates, o revestimento de PTFE penetra na superfície do tecido. Como o PTFE é parte integrante da correia, o desempenho é preservado ao longo de toda a via útil do produto. Este é um dos motivos pelos quais as correias de distribuição Gates se caracterizam por um baixo desgaste, baixos níveis de ruído e conformidade com as normas de qualidade OE ‐ sem exceção.

Porque é que algumas correias de distribuição PTFE são brancas enquanto outras são pretas?

As correias com revestimento em PTFE podem ser fornecidas numa variedade de cores, mas normalmente são brancas ou pretas. A cor da correia não afeta o seu desempenho ou a sua função.

A Gates é um fornecedor OE de correias fabricadas com PTFE?

A Gates tem vindo a fabricar correias de distribuição PowerGrip com revestimento PTFE desde o início dos anos 2000 e as marcas Alfa Romeo, Avtovaz, Citroën, Fiat, Ford, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault, Seat, Skoda, Volvo e Volkswagen são apenas alguns dos fabricantes de veículos que as instalam como OE, bem como no mercado pós‐venda. Quando chega o momento de substituir uma correia de distribuição Gates OE fabricada com PTFE, pode ter a certeza que o produto de substituição fornecido pela Gates para o mercado pós‐venda também foi fabricado com PTFE. Também pode estar certo que foi fabricado segundo as mesmas normas de qualidade OE.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑