Apresentada no Salão IAA de Hanover, a Fuso eCanter iniciará a sua produção em 2017 na unidade portuguesa da marca, no Tramagal.
A Fuso realizou a apresentação mundial da terceira geração do primeiro camião ligeiro 100% elétrico no salão automóvel de veículos comerciais de Hanover (IAA). No decorrer da apresentação deste novo modelo foi também anunciado o início da produção em 2017, que terá lugar em Portugal, na unidade industrial do Tramagal.
A Fuso eCanter é o resultado da melhoria da sua antecessora, a Fuso E-Cell, diferenciando-se do modelo anterior não só em termos estéticos, mas também nas características técnicas. O novo modelo apresenta um aumento da potência disponível e uma redução dos custos dos componentes elétricos. A nova eCanter utiliza um motor elétrico de síncrono permanente com 185 kW de potência e um binário de 380 Nm. A potência é transmitida ao eixo traseiro por uma transmissão de uma única velocidade.
Dependendo do tipo de carroçamento, carga e utilização, a eCanter apresenta uma autonomia de mais de 100 km, estando as baterias que a asseguram distribuídas em cinco unidades: uma debaixo da cabine e as restantes quatro em ambos os lados do chassis. São baterias de iões de lítio, refrigeradas a água e com um longo ciclo de vida. Apesar do peso das baterias, a nova FusoeCanter apresenta uma capacidade de carga útil de 4,63 toneladas. O recarregamento pode ser feito a 80% numa hora com recurso a um carregador rápido ou 100% em sete horas numa tomada normal de corrente alternada. No futuro os carregamentos rápidos de 170 kW permitirão obter 80% de carga em apenas 30 minutos. O standard “Combo 2 plug” (conhecido como sistema de carregamento combinado) é utilizado para carregar.