Raio-X

Published on Julho 21st, 2015 | by Cláudio Delicado

0

Ford. Novo sistema de filtragem para um ar mais puro

A Ford apresentou uma nova e avançada tecnologia de filtragem do ar que pode significar que os condutores, mesmo conduzindo em cidades, congestionamentos de trânsito e túneis, respirem um ar mais limpo do que o que se respira em zonas rurais.

Sabia que espirrar quando se conduz a 95 km/h pode resultar numa “condução cega” numa distância até 20 metros? A Ford introduziu nos seus veículos um novo sistema de filtragem de ar que bloqueia quase na totalidade o dióxido de nitrogénio – um gatilho para a asma – e até 99 por cento de pólenes, de gases poluentes e até cheiros.

Esta tecnologia é uma lufada de ar fresco para condutores e passageiros. Durante as sessões de testes realizadas, a Ford descobriu que as concentrações de dióxido de nitrogénio e as concentrações de partículas dentro de uma viatura eram iguais ou mesmo inferiores às registadas fora de um veículo em zonas rurais, mesmo quando as unidades de teste eram conduzidas em cidade, em autoestradas, em engarrafamentos e através de túneis.

A filtragem de ar avançada é uma das muitas inovações da Ford projetadas para tornar as viagens mais seguras, mais inteligentes e mais confortáveis, aumentando a experiência sensorial dos condutores. O Centro Europeu de Pesquisa & Inovação da Ford de Aachen (Alemanha), que celebra este ano o seu 20º aniversário, é o local onde muitas dessas inovações avançadas primeiramente veem a luz do dia.

“Na Ford aspiramos a melhorar a vida das pessoas através da inovação, sejam elas avançadas tecnologias de iluminação, que melhor realcem os perigos potenciais nas estradas, ou um sistema de filtragem avançado que bombeia ar ultra limpo para o interior do veículo,” disse Ken Washington, Vice-Presidente, Pesquisa & Engenharia Avançada da Ford.

O novo sistema de filtragem de ar integrado em todos os novos Mondeo, S-MAX e Galaxy recorrem a carvão ativado, semelhante ao material usado em máscaras de gás, sistemas de respiração e fatos espaciais.

O sensor que analisa a qualidade do ar deteta os níveis de monóxido de carbono e de dióxido de nitrogénio fora da viatura e bloqueia a entrada de ar. Conforme necessário, também ativa de modo automático a filtragem avançada e a recirculação do ar. O novo filtro é 50 por cento mais eficaz do que o seu antecessor no bloqueio de partículas ultrafinas que são mais de mil vezes menores que a espessura de um cabelo humano.

Estudos revelam que mais de um quarto dos europeus sofrem de febre dos fenos e quem dela sofre é propenso, em mais de um terço, a envolver-se numa colisão.

“A tecnologia de filtragem da Ford é de elevada qualidade, normalmente esperada apenas em veículos de luxo. A equipa levou veículos de teste em áreas de elevado congestionamento e de elevada concentração de poluição, como túneis e áreas urbanas, para testar o sistema,” refere Volker Scheer, especialista técnico, meio ambiente & saúde da Ford Europa.

Tags: , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑