Ambiente

Published on Agosto 20th, 2015 | by Cláudio Delicado

0

Ford. E se 50% da borracha utilizada fosse substituída por arbustos de Guaiúle?

Um especialista da Ford em investigação de elastómeros garante que a empresa estará apta a obter um protótipo de borracha alternativa no decurso do próximo ano.

Os automóveis utilizam uma grande quantidade de borracha. Por exemplo, o interior de um Ford Fiesta contém até três quilogramas deste material, sem contar com o que se utiliza para os pneumáticos. A maioria dessa borracha provém da mesma fonte, a borracha natural, o que implica um aumento dos preços e das emissões de CO2. Por essa razão, devido às flutuações extremas que caracterizam esta matéria-prima e que oscilam entre 2 e 8 dólares por quilo, e ao desejo de investigar materiais alternativos, a Ford procura uma fonte mais sustentável de borracha nacional.

Até à data, a companhia efetuou experiências com várias matérias-primas, nomeadamente Guaiúle, Dente de leão, Óleo de laranja e Óleo de soja. O arbusto de Guaiúle cresce no Arizona e é uma das alternativas mais promissoras. Já se está a utilizar em equipamentos de alto rendimento, como fatos de neoprene, luvas medicinais e similares. A Ford colabora com o Estado de Ohio para comprovar a viabilidade de utilização das folhas da planta no sector automóvel.

Será necessário realizar investigações adicionais para determinar quanta borracha se pode poupar mediante o uso de um material alternativo como o Guaiúle, mas a Ford calcula que poderia chegar aos 50 por cento, dependendo da peça do veículo. Um especialista da Ford em investigação de elastómeros garante que a empresa estará apta a obter um protótipo de borracha alternativa no decurso do próximo ano.

A Ford e a borracha sustentável

•             Em 2001, a Ford foi membro fundador do consórcio para o Programa de Excelência para as Alternativas Naturais à Borracha (PENRA) que identifica e desenvolve processos, usos e mercados para a borracha natural. O PENRA desenvolve iniciativas de R&D que permitem encontrar alternativas à borracha natural

•             Consórcio PENRA facilita alianças públicas e privadas e, para além da Ford, são membros as seguintes entidades:

o             Universidade do Estado de Ohio

o             Pneumáticos Cooper

o             Pneumáticos Bridgestone

o             Universidade do Estado do Oregon

 

Materiais sustentáveis na Ford

Para além das fontes locais de borracha, a Ford investigou uma variedade de materiais de base vegetal que incluem Soja, Palha de trigo, Fibra de celulose, Fibra de coco, Girassol, Resina de milho, Resina de dente de leão, Cana-de-açúcar ou Óleo de laranja.

Tags: , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑