Notícias

Published on Maio 11th, 2016 | by Andreia Amaral

0

FCT Nova. Formula Student celebra um ano de vida

A equipa da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa está a celebrar um ano desde o início do projeto para a participação na Fórmula Student, a maior competição para monolugares na Europa destinada a estudantes.

Foi assinalado na última semana o primeiro ano de vida do FCT Nova Formula Student, o projeto criado por estudantes da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, que visa a participação na Formula Student. Esta prestigiada competição, a maior do género a nível europeu, desafia estudantes a criarem um monolugar de competição, que será posteriormente avaliado em diversos parâmetros num evento internacional em que participam milhares de estudantes e onde marcam presença diversos representantes de empresas. No dia 2 de maio foi assinalado então o primeiro ano do FCT Nova Formula Student, em que os estudantes fizeram um “ponto de situação” junto dos seus parceiros de projeto, entre os quais se incluem a Revista Turbo e empresas como a Ferdinand Bilstein, que responderam ao convite para conhecer as instalações e os integrantes do projeto.

A abertura do evento para celebrar este momento ficou a cargo da líder do projeto, Diana Franco, que assinalou este primeiro ano de vida do projeto e fez um balanço da forma como está a correr positivamente o FCT Nova Formula Student. A responsável por liderar esta aventura explicou como surgiu esta iniciativa, indicando que a ideia teve a sua génese durante um estágio em que trabalhou com células de hidrogénio. Após falar com os seus colegas, “todos acharam que era uma excelente ideia, e cerca de 17 alunos começaram este projeto”. Uma equipa que entretanto quase duplicou, pois de momento integra 32 estudantes, algo que Diana Franco explicou pelo facto de muitos alunos estarem atualmente no final dos seus mestrados, indicando que optaram por “introduzir novos membros, para que possam acompanhar este projeto e fazer o próximo carro muito melhor”.

Diana Franco reconheceu também a importância neste projeto de “meter a mão na massa”, já que considerou que a Formula Student deu a esta equipa de 32 alunos a possibilidade de fazer a transposição entre a teoria e o lado prático. Algo que tem sido bastante positivo, com a energia dos estudantes a conseguir também contagiar os seus parceiros. “Somos quase todos de Engenharia Mecânica e o nosso curso não é direcionado apenas para automóveis, é muito abrangente. Há determinados pormenores técnicos que de início não tínhamos. Agora, a parte da propulsão é sem dúvida muito complexa, e a centralina também. A parte aerodinâmica é também muito difícil, mas temos aqui o túnel de vento da faculdade que nos permite fazer algumas simulações”.

BilsteinCandeias

Joaquim Candeias (na foto), Diretor Geral da Ferdinand Bilstein Portugal, uma das empresas que se associou ao FCT Nova Formula Student, destacou: “Faz todo o sentido ajudar estudantes que amanhã vão estar no mercado de trabalho”, porventura alguns deles integrados futuramente na Ferdinand Bilstein Portugal, dado o papel importante que a divisão portuguesa assume a nível internacional. “Temos uma percentagem elevada de engenheiros que têm saído das faculdades a trabalhar connosco, porque hoje fazemos a pesquisa e desenvolvimento de produto em Portugal. Grande parte é feita daqui para todo o mundo, e a Ferdinand Bilstein está em 140 países. Todo esse trabalho é feito a partir daqui, somos pioneiros”.

Para o Diretor Geral da Ferdinand Bilstein Portugal, a possibilidade de, ainda numa fase em que estão a completar a sua formação académica, os estudantes poderem ter já um contacto com o mundo de trabalho é visto como um trunfo para o seu futuro profissional. Joaquim Candeias explicou que isto “traz-lhes um conhecimento muito grande, vão perder aqui muito mais horas do que podem imaginar mas quando chegarem ao fim têm uma experiência que, de facto, vai ser benéfica para a vida futura, pois vão aprender muitíssimo”.

Por: Nuno Fatela

Tags: , , , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑